Manejo agroecológico e sustentável de hortas escolares
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720120244798Palavras-chave:
Agroecologia, Educação Ambiental, SustentabilidadeResumo
Hortas escolares são um ambiente para aprendizagem de diversas temáticas como o cultivo agroecológico em contraposição à agricultura tradicional. Nessa perspectiva, diferentes ferramentas podem auxiliar no controle de pragas e doenças, minimizando danos nos cultivos e fornecendo alternativas ao uso de agroquímicos. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre diferentes estratégias para o manejo agroecológico de hortaliças em trabalhos que descrevessem práticas adotadas em hortas escolares, a fim de propor formas alternativas para o controle de artrópodes-praga e micro-organismos fitopatogênicos. A metodologia consistiu em uma revisão da literatura em materiais educativos e publicações científicas sobre o manejo ecológico e sustentável de hortas, bem como na elaboração de quadros para fins de análise e comparação. Os resultados demonstraram que existem muitas técnicas e recomendações destinadas à supressão de pragas e doenças com resultados promissores e que algumas dessas estratégias já vêm sendo adotadas em hortas escolares. Assim, a implementação de diferentes ferramentas agroecológicas pode contribuir para melhorar a quantidade e a qualidade das hortaliças produzidas em hortas escolares e, ao mesmo tempo, promover a conscientização ambiental e a valorização de conhecimentos tradicionais envolvidos na manutenção dessas hortas.
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