O POTENCIAL DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS DE BEIJA-FLORES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17271/19800827762011170Resumen
Este trabalho insere-se no contexto da Educação Ambiental, mais especificamente na organização e uso do espaço externo escolar no sentido de se aumentar a aproximação da criança com a natureza, de forma a estabelecerem relações cotidianas entre si. Tem como objetivo apresentar o resultado de observação e registro sistemático da visita de beija-flores e outras aves em bebedouros artificiais, analisar a viabilidade de implantação e uso destas fontes adicionais de recursos para a fauna em ambiente urbano e discutir seu potencial para a educação ambiental. A partir do acompanhamento da visitação de aves em bebedouros artificiais em quatro cidades localizadas nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, foi possível identificar que estes podem ser recursos viáveis a serem implantados nas escolas, pois além de oferecerem uma fonte extra de recursos alimentares às aves nos ambientes urbanos, é uma forma de aproximá-las do espaço escolar propiciando às crianças e demais observadores o conhecimento de hábitos e características físicas, não um conhecimento intelectual entendendo as aves apenas como um objeto de estudo, mas sim uma integração que permita a contemplação, a admiração, além de atitudes de cuidado e respeito.Descargas
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Publicado
2011-11-10
Número
Sección
Artigo Completo
Cómo citar
FAGIONATO-RUFFINO, Sandra; FIEKER, Carolline Zatta; REIS, Matheus Gonçalves dos. O POTENCIAL DE BEBEDOUROS ARTIFICIAIS DE BEIJA-FLORES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 7, n. 6, 2011. DOI: 10.17271/19800827762011170. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/170. Acesso em: 8 nov. 2024.