Educação ambiental e parcerias público-privadas: uma investigação no município de Lavras - MG

Autores/as

  • Michelle Julia de Souza
  • Celso Vallin
  • Gustavo Costa de Souza
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082715420192200

Resumen

Ao longo da história, a relação do homem com a natureza se baseia na exploração do meio ambiente para atender às suas necessidades, aumentando a exploração e influenciando os moldes culturais da sociedade. Nossa sociedade tem se desenvolvido explorando os recursos naturais sem se preocupar com seu esgotamento, causando impactos muitas vezes irreversíveis, extinguindo fauna e flora numa dimensão devastadora. Nesse contexto a educação ambiental surge como tentativa de possibilitar a minimização de tais impactos, elaborando uma série de propostas com o intuito de auxiliar-nos na reflexão, recuperação e superação das formas como se configura a relação sociedade - natureza. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa, em que se buscou investigar se e como acontece a educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental na rede municipal de Lavras-MG. Foram realizadas quatro entrevistas, sendo a primeira com o responsável pelos anos finais do ensino fundamental dentro da secretaria municipal de educação, e as outras três com as diretoras das escolas. Nas entrevistas foi possível constatar que a concepção de educação ambiental dos envolvidos é um tanto quanto limitada. Os exemplos citados giraram em torno da conscientização dos alunos acerca de temas como reciclagem, economia de água e criação e manutenção de hortas, além disso, a maioria dos projetos de educação ambiental que são desenvolvidos acontecem através de parcerias público-privadas. Esta concepção é insuficiente, pois não compreende a educação ambiental em toda sua complexidade, numa perspectiva crítica, para além da ações individuais ou pontuais, e que levem em conta os aspectos sociais das relações com a natureza no capitalismo. PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Parceria Público-Privada. Políticas Públicas.

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Publicado

2019-12-01

Número

Sección

Artigo Completo

Cómo citar

SOUZA, Michelle Julia de; VALLIN, Celso; SOUZA, Gustavo Costa de; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. Educação ambiental e parcerias público-privadas: uma investigação no município de Lavras - MG. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 15, n. 4, 2019. DOI: 10.17271/1980082715420192200. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2200. Acesso em: 4 nov. 2024.