O USO DE INDICADORES PARA O DIAGNÓSTICO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE COLETA E TRATAMENTO DO ESGOTO DOMÉSTICO NA CIDADE DE AQUIDAUANA/MS

Autores/as

  • Ricardo Miranda dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827842012282

Resumen

A finalidade dos indicadores é fornecer informações que permitam auxiliar os gerenciadores e administradores públicos na elaboração do planejamento e execução das políticas públicas, visando à melhoria da qualidade de vida. O uso de indicadores ambientais empregados por setores censitários possibilita a interação das mais diversas informações em um mesmo ambiente, ampliando as ações estratégias na tomada de decisão. As ações baseadas nas informações obtidas por meio dos Indicadores Ambientais, considerando as variáveis ambientais e antrópicas são capazes de demonstrar seu desempenho ao longo do tempo, e de realizar previsões. A presente pesquisa foi realizada na área urbana do município de Aquidauana/MS/BRASIL visando avaliar e conhecer com maior detalhe o conjunto das condições propícias à saúde pública e os problemas de cada área da cidade. Para alcançar os objetivos da pesquisa utilizou-se o Indicador de Esgotamento Sanitário-Ies, que é composto pelas variáveis: Indicador de Cobertura em Coleta de Esgotos e Tanques Sépticos-Ice; Tratamento de Esgotos e Tanques Sépticos-Ite e Saturação do Tratamento-Ise, adaptado do modelo Indicador de Salubridade Ambiental-ISA que foi desenvolvido pelo Conselho Estadual de Saneamento do Estado de São Paulo, em 1999. Assim o objetivo da pesquisa é demonstrar como a utilização dos Indicadores Ambientais pode auxiliar o planejamento na obtenção de informações necessárias para orientar os administradores públicos a tomarem decisões e a diagnosticar a salubridade ambiental da área urbana.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2012-11-12

Cómo citar

SANTOS, Ricardo Miranda dos. O USO DE INDICADORES PARA O DIAGNÓSTICO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE COLETA E TRATAMENTO DO ESGOTO DOMÉSTICO NA CIDADE DE AQUIDAUANA/MS. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 8, n. 4, 2012. DOI: 10.17271/19800827842012282. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/282. Acesso em: 9 nov. 2024.