Sequência de Atividades sobre a Exploração de Cassiterita à Luz do Enfoque de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719520234736Palabras clave:
CTSA, Prática pedagógica, Recurso mineralResumen
O propósito deste estudo foi examinar os resultados de uma sequência de atividades de discussão sobre a exploração da cassiterita em terras indígenas no tocante à educação para a sustentabilidade, com base nos postulados da abordagem à luz do enfoque de Ciência Tecnologia, Sociedade e Ambiente (AIKENHEAD, 2005, 2009; AULER, SANTOS, 2011), com a sistematização da sequência de atividades ante a proposta dos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV, ANGOTTI, PERNAMBUCO, 2011) em uma turma de primeiro ano do ensino médio, na disciplina Química de uma escola pública do Estado do Espírito Santo/Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, como procedimento de observação sistemática de coleta de dados (GIL, 2022), analisada à luz de Bardin (2011). A magnitude do estudo reside que há escassos trabalhos colaborando para o seu ineditismo. A pesquisa contribuiu para oferecer uma proposta de prática pedagógica com perspectiva sustentável no ensino de ciências, percorrendo por debates sobre os aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais. Como resultado, foram proporcionados momentos de situações-debate que fomentaram a abordagem interdisciplinar, viabilizando avanço dos alunos em sua compreensão sobre a importância da mineração de forma sustentável e responsável.
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