ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL PARA GRUPOS DE FAIXAS ETÁRIAS DISTINTAS
DOI:
https://doi.org/10.17271/198008271062014819Palabras clave:
Percepção ambiental, Bacias hidrográficas, OficinasResumen
A presente pesquisa objetivou identificar a eficácia da utilização de métodos teóricos e práticos para analisar a percepção ambiental de voluntários, de diferentes faixas etárias, antes e após as oficinas, que foram realizadas com a intenção de transmitir informações sobre biomonitoramento de bacias hidrográficas, explicando sua importância na determinação da qualidade dos corpos d’água e exemplificando parâmetros que foram utilizados para avaliar a qualidade destes corpos, tais como pH, ferro, amônia, entre outros. Para analisar a percepção ambiental, questionários foram entregues aos capacitados, contendo perguntas relacionadas aos conhecimentos sobre a importância da mata ciliar e dos corpos d'água, além de seus componentes e parâmetros de qualidade. Esses questionários foram distribuídos no início da oficina, para avaliar o conhecimento prévio sobre rios que os mesmos apresentavam, e repassados ao final da parte prática. Por conterem as mesmas perguntas, foi possível a comparação das respostas e inferir o quanto de conhecimento os participantes assimilaram em relação à parte prática e teórica da oficina, possibilitando assim a realização da análise da percepção ambiental pelos dados obtidos nos questionários, notou-se que a percepção ambiental aumentou significativamente de forma clara e concisa, tanto para crianças quanto para adolescentes.
PALAVRAS-CHAVE: Percepção ambiental. Bacias hidrográficas. Oficinas.
ANALYSIS OF ENVIRONMENTAL PERCEPTION FOR GROUPS OF DIFFERENTS AGES
ABSTRACT
This research aimed to identify the effectiveness of the use of theoretical and practical methods to analyze the environmental perception of volunteers of different age groups before and after the workshops, which were held with the intention of conveying information about biomonitoring watershed, explaining its importance in determining the quality of water bodies and exemplifying parameters that were used to evaluate the quality of these bodies, such as pH, iron, ammonia, among others. To analyze the environmental perception, questionnaires were given to trained, containing questions related to knowledge about the importance of riparian vegetation and water bodies, as well as its components and quality parameters. These questionnaires were distributed at the beginning of the workshop, to assess the prior knowledge that they presented, and were repassed in the final of the practice part. To contain the same questions, it was possible to compare the answers and infer how much knowledge the participants assimilated in relation to theoretical and practical part of the workshop, thus enabling the achievement of the analysis of environmental perception by data obtained from the questionnaire, thus enabling the achievement of the analysis of environmental perception by data obtained from the questionnaire, it was noted that environmental perception has increased significantly in a clear and concise manner, both for children and teenagers.
KEY-WORDS: Environmental perception. Watershed. Workshops.
ANÁLISES DE LA PERCEPCIÓN AMBIENTAL PARA GRUPOS DE DIFERENTES EDADES
RESUMEN
Esta pesquisa objetivó identificar la eficacia de la utilización de métodos teóricos y prácticos para analizar la percepción ambiental de voluntarios de diferentes edades, antes y después de los seminarios, que fueran realizaos con la intención de transmitir informaciones sobre biomonitoramento de cuencas hidrográficas, explicando su importancia en la determinación de la cualidad de estos cuerpos, como pH, hierro, amoniaco y otros. Para analizar la percepción ambiental, cuestionarios fueran entregues a los capacitados, contiendo preguntas relacionadas a los conocimientos sobre la importancia de la mata ciliar y de los cuerpos de agua, además de sus componentes y parámetros de calidad. Esos cuestionarios fueran distribuidos en el inicio del seminario, para evaluar el conocimiento previo sobre ríos que los mismos presentaban, y repasados al final de la parte práctica. Por contener las mismas preguntas, fue posible la comparación de las respuestas e inferir lo cuento de conocimiento los participantes asimilaran en relación a la parte práctica y teórica del seminario, posibilitando así la realización de la análisis de la percepción ambiental, por los datos obtenidos en los cuestionarios, se observó que la percepción ambiental aumentó significativamente de forma clara y concisa, tanto para chicos cuanto para adolescentes.
PALABRAS-CLAVE: Percepción Ambienta. Cuencas Hidrográfica. Seminario.