Participação pública na gestão urbana: o papel das universidades
DOI:
https://doi.org/10.17271/2318847242720161361Resumo
Num contexto global de fragilidade política em que mesmo as democracias neoliberais não são suficientemente representativas das sociedades humanas, a ideia de “governança urbana” surgida na Conferência das Nações Unidas – ECO 92, vinculada ao conceito de desenvolvimento urbano sustentável, desempenhou um papel importante na consciencialização sobre o direito à cidade, e, por conseguinte, a respeito da gestão cautelosa do território, da inclusão social e da participação pública. Esta comunicação pretende debruçar-se sobre a participação pública nos processos de gestão/ regeneração urbana e sobre as universidades públicas enquanto atores de mediação preferenciais nesses processos participativos. A metodologia utilizada baseou-se na análise crítica comparativa de estudos de caso sistematizados em bibliografia científica em contextos luso-brasileiros. Os resultados parecem comprovar que os processos de participação pública com mediação das universidades em contextos luso-brasileiros são mais comuns no Brasil do que em Portugal, e que incidem basicamente na “assistência técnica” a segmentos sociais de baixa renda, residentes em contextos urbanos de gênese ilegal. No entanto, o aporte técnico e de cidadania que esses processos de participação pública trouxeram a esses territórios “à margem” parece apontar um caminho para a construção coletiva das cidades, com participação ativa de toda a sociedade, usando como modelos de boas práticas as experiências em contextos urbanos fragilizados. As conclusões levam à premissa da mais valia da ampliação do papel mediador das universidades públicas, enquanto atores privilegiados dos processos participativos.
PALAVRAS-CHAVE: Governança urbana. Participação pública. Universidades Públicas.
Public participation in the management of cities: the role of universities
ABSTRACT
In a global context of political weakness which the democracies integrated in new liberalism are not sufficiently representative of human societies the idea of "urban governance" emerged at the United Nations Conference - ECO 92, linked to the concept of sustainable urban development, have played an important role in raising awareness about the right to the city, as well as the necessary care in territory management and social inclusion and public participation. This communication is about on public participation in the management and regeneration urban and on public universities as preferred mediation actors in these participatory processes. The methodology used was based on the comparative critical analysis of case studies systematized in scientific literature in Brazilian Portuguese context. The results seem to prove that the public participation process with mediation of universities in Portuguese-Brazilian contexts are more common in Brazil than in Portugal, and that focus primarily on "technical assistance" to social groups of low-income residents in urban contexts illegal genesis. However, the technical and citizenship contribution that these public participation processes brought to these territories "on the margins" seems to point a path to the collective construction of cities, with active participation of the whole society, using as best practice models' experiences in urban contexts weakened. The findings lead to the premise of the added value of enlargement mediating role of public universities as key actors of participatory processes.
KEYWORDS: Urban Governance. Public participation. Public Universities.
Participación pública en la gestión de las ciudades: el papel de las universidades
RESUMEN
En un contexto global de debilidad política en que las democracias neoliberales no son representativas de las sociedades humanas, la idea de " gobernanza urbana" surgida en la Conferencia de las Naciones Unidas - ECO 92 en relación con el concepto de desarrollo urbano sostenible, desempeñó un papel importante en la concienciación sobre el derecho a la ciudad así como en la necesidad de una gestión cuidadosa del territorio, de la inclusión social y de la participación. Esta comunicación trata sobre la participación pública en el proceso de gestión / regeneración urbana y sobre las universidades públicas como actores preferidos de mediación en estos procesos participativos. La metodología utilizada se basa en el análisis crítico comparativo de estudios de casos estudiados y sistematizados en la literatura científica en contextos luso-brasileños. Los resultados parecen demostrar que el proceso de participación pública con la mediación de las universidades en contextos luso-brasileños son más comunes en Brasil que en Portugal, y que se centran principalmente en la "asistencia técnica" a los grupos sociales frágiles, residentes en contextos urbanos de génesis ilegal. Sin embargo, la contribución técnica y de ciudadanía que estos procesos de participación pública llevaron a estos territorios "en los márgenes" parecen señalar un camino para la construcción colectiva de las ciudades, con la participación activa de toda la sociedad, utilizando como modelos de buenas prácticas las experiencias en contextos urbanos debilitados. Los resultados conducen a la premisa del valor añadido de la expansión de la función mediadora de las universidades públicas como actores clave en estos procesos participativos.
PALABRAS CLAVE: Gobernanza Urbana. La participación del público. Universidades públicas.