O conjunto ferroviário do Oeste Paulista: a importância das Vilas Ferroviárias para a formação dos municípios de Álvares Machado e Santo Anastácio

Autores

  • Mariana Souza Branco
  • Cristina Maria Perissinotto Baron

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847253220171591

Resumo

As vilas ferroviárias são patrimônio cultural e industrial, sendo indutoras de uma nova forma de viver. Construídas pelas companhias ferroviárias para seus trabalhadores habitarem próximo ao local de trabalho (garantindo o funcionamento da ferrovia vinte e quatro horas por dia) foram responsáveis junto com a estrada de ferro pelo surgimento de núcleos urbanos e posteriormente muitas cidades, principalmente no Oeste Paulista. Os municípios de Álvares Machado e Santo Anastácio surgiram a partir da chegada da ferrovia, usada para escoamento de produtos, que trouxe também a construção de um patrimônio arquitetônico: o complexo ferroviário; incluindo suas vilas, contribuindo para a difusão de um novo modo de vida, cultura e tecnologias. A pesquisa identifica o conjunto de edifícios componentes do complexo ferroviário: Estação Ferroviária, Galpões e Vilas Ferroviárias, sendo o foco principal o estudo das habitações dos trabalhadores da ferrovia.  A metodologia proposta estruturou-se em revisão bibliográfica, levantamento iconográfico, documental e de campo, concentrando-se na moradia dos trabalhadores, identificando-as, classificando suas tipologias e selecionando uma unidade de cada para registro. O complexo ferroviário de ambas cidades conta com estação, galpão, e habitações, que apresentam diferentes padrões, seguindo uma hierarquia social. Porém se encontram abandonados e deteriorados, sem dada devida importância como patrimônio industrial.

 

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio Industrial. Vilas Ferroviárias. Oeste Paulista.

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Publicado

07-12-2017

Como Citar

Branco, M. S., & Baron, C. M. P. (2017). O conjunto ferroviário do Oeste Paulista: a importância das Vilas Ferroviárias para a formação dos municípios de Álvares Machado e Santo Anastácio. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 5(32). https://doi.org/10.17271/2318847253220171591

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