Plantas e Flores no Escritório: Um Estudo Exploratório

Autores

  • Anne Miskalo
  • Aloísio Leoni Schmid

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847264220181891

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar a presença de plantas e/ou flores no escritório em que os participantes trabalham e as suas opiniões a este respeito; bem como relacionar os dados coletados com o nível do pavimento (andar) do local de trabalho (escritório) dos respondentes. Consiste de um estudo exploratório, envolvendo levantamento de opinião, com enfoque quantitativo. Realizou-se a pesquisa por meio de três levantamentos. O primeiro estudo com 39 estudantes universitários do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na cidade de Curitiba-PR, Brasil, o segundo estudo com 32 trabalhadores de escritórios de um edifício alto na cidade de Foz do Iguaçu-PR, Brasil, e o terceiro estudo com 14 trabalhadores de escritórios de um edifício alto na cidade de Curitiba-PR, Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se três questionários, autoadministrados, sendo a forma da coleta de dados por entrega pessoal do questionário aos participantes. Como resultados, verificou-se que a maioria dos participantes do primeiro, segundo e terceiro estudo apontam não ter plantas e/ou flores no escritório em que trabalham, entretanto, a maioria também indica que gosta de ter ou que gostaria de ter plantas e/ou flores no local de trabalho. Na análise dos resultados percebe-se a importância de realizar pesquisas na área da relação pessoa-ambiente, pela possibilidade de conhecer as experiências e preferências dos trabalhadores de escritórios em relação ao local de trabalho, bem como para contribuir na investigação sobre o tema. PALAVRAS-CHAVE: Percepção Ambiental. Escritório. Plantas.

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Publicado

20-12-2018

Como Citar

Miskalo, A., & Schmid, A. L. (2018). Plantas e Flores no Escritório: Um Estudo Exploratório. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 6(42). https://doi.org/10.17271/2318847264220181891

Edição

Seção

Artigos Completos