Espaços públicos para brincar no contexto das cidades contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.17271/2318847285820202337Palavras-chave:
Espaços livres de uso público, Espaços para brincar, Método de avaliação, Infâncias contemporâneas, PraçasResumo
Esta pesquisa tem como tema os espaços livres de uso público, com foco nos espaços para brincar e seu papel no desenvolvimento da infância, no enriquecimento sociocultural e na construção de cidades inclusivas, acolhedoras e que potencializem o ciclo completo da convivência urbana. Realiza, a partir de uma metodologia de avaliação pré-estabelecida, uma análise crítica dos espaços livres para práticas sociais, tendo como recorte a Regional Grande Aribiri, município de Vila Velha-ES, de modo a verificar como esses espaços estão incluindo as infâncias contemporâneas. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida em quatro etapas metodológicas: contextualização; identificação e mapeamento; seleção e elaboração da metodologia de análise e avaliação dos espaços para brincar, por meio de indicadores organizados em quatro categorias: Proteção e Segurança; Conforto e Imagem; Acessos e Conexões; e Usos e Atividades. O artigo, além de apresentar a metodologia de avaliação proposta, discute a aplicação da mesma nas praças da Grande Aribiri, cujos resultados das análises auxiliam no melhor entendimento da interface entre as infâncias contemporâneas e a cidade, bem como indicam que as áreas mapeadas carecem de um novo olhar voltado a atender as reais necessidades das crianças.Downloads
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