O desafio nacional da acessibilidade na educação para a profissionalização da Pessoa com Deficiência

Autores

  • Patrick Verfe Schneider
  • Cibele Roberta Sugahara

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847286220202480

Resumo

RESUMO Desde o início de seu convívio em sociedade, há uma demanda para que a pessoa com deficiência se adapte rapidamente ao ambiente que a circunda. Os desafios presentes na inclusão desta camada da sociedade junto à educação formal, produzem dificuldades de desenvolvimento, lhe impondo limites a inclusão no mercado de trabalho. Ainda que exista a Lei 8.213 de 1990, que instituiu o sistema de cotas profissionais no Brasil, as organizações alegam uma grande dificuldade para o fechamento destas posições pelo aparente despreparo dos candidatos com deficiência. A necessidade de investimento em educação inclusiva e acessível para estas pessoas é o foco de atenção da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, através de seu objetivo de desenvolvimento sustentável número 04, denominado “Educação de qualidade”, sobremaneira nas metas 4.5 e 4a. A metodologia caracteriza-se como exploratória, qualitativa e documental. Os resultados revelam a partir de informações disponibilizadas nos documentos do Censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Censo educacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que, no Brasil, ainda há muitos desafios a serem superados. No entanto, recomenda-se a construção de políticas públicas que considerem a convergência entre a alavancagem da educação inclusiva e a articulação entre empresas e candidatos com deficiência, de modo a fomentar o desenvolvimento sustentável da pessoa com deficiência. PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade. Agenda 2030. Pessoas com deficiência.

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Publicado

23-08-2020

Como Citar

Schneider, P. V., & Sugahara, C. R. (2020). O desafio nacional da acessibilidade na educação para a profissionalização da Pessoa com Deficiência. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 8(62), 26–40. https://doi.org/10.17271/2318847286220202480

Edição

Seção

Artigos Completos