O uso do transporte público urbano em cidades médias brasileiras: um estudo de caso sobre o número de passageiros em Juiz de Fora, MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847297020212807

Palavras-chave:

transporte público urbano, mobilidade urbana, cidades médias

Resumo

O sistema de transportes é hoje um dos principais fatores que redefinem os domínios das cidades médias brasileiras, por possibilitarem a estruturação de redes de fluxo de produtos e pessoas. Dentro deste sistema, o transporte público urbano (TPU) tem como função assegurar o direito à cidade, promovendo a mobilidade urbana de cidadãos e a inclusão social. No contexto da cidade de Juiz de Fora, MG, desde 2013 há um cenário de insatisfação dos usuários perante os serviços prestados pelas empresas de ônibus, com protestos defendendo a estagnação da tarifa e melhores condições de transporte. Diante disso, buscou-se analisar o número de passageiros de TPU em Juiz de Fora, considerando fatores que influenciam este contingente. Utilizando dados de 2013 a 2019, o número de passageiros de TPU foi estabelecido como variável primária, sendo relacionada a três variáveis secundárias: (a) preço da tarifa, (b) frota de carros particulares e (c) população municipal. Observou-se uma queda da variável primária enquanto houve um crescimento das secundárias. A correlação entre as variáveis foi verificada pelo método de Correlação de Pearson, o qual apontou correlações fortes entre os três pares. Para maior compreensão da queda do número de passageiros de TPU considerou-se ainda a influência de outros fatores, como a introdução dos serviços de transporte sob demanda na cidade e a troca do consórcio de ônibus urbano, ambas ocorridas em 2016. Desta forma, este trabalho refere-se às primeiras análises sobre o tema e aponta possíveis caminhos para o futuro do TPU.

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Publicado

07-10-2021

Como Citar

O uso do transporte público urbano em cidades médias brasileiras: um estudo de caso sobre o número de passageiros em Juiz de Fora, MG. (2021). Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades , 9(70). https://doi.org/10.17271/2318847297020212807