Práticas educativas ambientais em biodiversidade nativa
Relato de experiência com escola pública em área de vulnerabilidade socioambiental, em São Paulo - SP
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472128620245313Palavras-chave:
Educação Ambiental, Arborização Urbana, Biodiversidade NativaResumo
O artigo propõe relatar o desenvolvimento e discutir os resultados de um projeto de extensão universitária desenvolvido entre discentes de Graduação e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública na periferia da cidade de São Paulo. O projeto objetivou o compartilhamento de saberes e práticas sobre arborização urbana e espécies arbóreas e da avifauna nativas. Justifica-se a iniciativa a partir do entendimento de que o planejamento e as ações voltadas ao desenho urbano sustentável se beneficiam ao contar com a participação das populações, ao mesmo tempo que revalorizar os ecossistemas e integrá-los à sociedade tem impacto real na vida local, fortalecendo o sentido de reconhecimento e podendo proporcionar benefícios econômicos e ambientais duradouros. As atividades envolveram o levantamento bibliográfico acerca de espécies nativas da avifauna e da flora arbórea; a realização de reuniões de discussão com a comunidade escolar; execução de palestras sobre a flora brasileira e os animais atraídos por elas; e plantio de mudas de árvores nativas na área livre da escola, para dar início a um jardim. Como resultado do projeto, a partir dos desafios identificados, argumenta-se que práticas educativas ambientais com envolvimento da comunidade escolar, relacionadas à arborização de espécies nativas, pode ser entendida como uma: (I) estratégia de contracolonialização do saber; (II) possibilidade de exploração de multissensorialidades; (III) gesto de responsabilidade intergeracional e planetária; e (IV) construção de alianças e prática do comum.
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