MOBILIDADE NO ACESSO A CALÇADAS E ESTACIONAMENTOS NA UFRPE/UAG

Autores

  • Amanda Mayara da Costa Lima Santos
  • Maria do Carmo de Albuquerque Braga
  • Amanda Cybelle Fernandes Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472292014738

Resumo

Há vários anos, as pessoas com algum tipo de deficiência física têm sido excluídas ou até mesmo limitadas no uso dos espaços, especialmente aqueles que são tidos como públicos, como no caso das universidades que são espaços onde devem estar inseridas todas as pessoas, portadoras de deficiência ou não. A mudança de pensamento a respeito da integração dessas pessoas nas instituições de ensino superior público gera duas principais consequências: o aumento no quantitativo de pessoas com mobilidade reduzida que frequentam cursos superiores e a adoção de medidas para atendê-las em suas necessidades especiais. Sendo assim, a proposta desta pesquisa foi identificar e analisar as condições de acessibilidade nas áreas externas do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Garanhuns, com objetivo de contribuir para o respeito à Lei Federal que determina a promoção da justiça social, respeitando as diferenças entre os cidadãos, no acesso à informação e a formação profissional. Desta forma utilizou-se para este trabalho o uso das normas para acessibilidade, NBR 9050/2004 que trata da adequação nas edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. A partir desta norma foram observados e analisados os pontos problemáticos com o auxílio do projeto da universidade e de visitas in loco. Foram verificados: estacionamentos e passeios. Desta forma, considerou-se nos resultados o fato da Universidade ter menos que 10 anos e ainda estar em processo de construção, contribuindo para que as normas de acessibilidade fossem cumpridas tal qual ordena a legislação. Porém, em linhas gerais, não é o que acontece.

 

PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade. Universidade. Mobilidade reduzida.

 

MOBILITY IN ACCESS TO DRIVEWAYS AND PARKING LOTS IN UFRPE / UAG

ABSTRACT

Several years ago, people with some kind of disability have been excluded or even limited in the use of spaces, especially those that are considered public, as in the case of universities which are spaces where they should be inserted all people, people with disability or not. The shift in thinking about the integration of these people in public higher education institutions generates two main consequences: the increase in the quantity of people with reduced mobility who attend higher education and the adoption of measures to meet them on their special needs. Thus, the purpose of this research was to identify and analyze the accessibility conditions in the external areas of the Federal Rural University of Pernambuco, in Garanhuns campus in order to contribute to compliance with Federal Law determines that the promotion of social justice, respecting the differences between citizens, access to information and training. Thus we used for this work, the use of standards for accessibility, NBR 9050/2004 dealing with adequacy in buildings, furniture, equipment and urban spaces. From this standard were Observed and Analyzed the problem spots with the help of the university and project visits in loco. Were checked:, parking and tours. Thus, we Considered collegues results of the University have less than 10 years and is still under construction, contributing to the accessibility standards Were it met our orders the legislation. However, in general, is not what Occurs.

 

KEY-WORDS: Accessibility. University. Reduced mobility.

 

LA MOVILIDAD EN EL ACCESO A VÍAS DE ACCESO Y ESTACIONAMIENTOS EN UFRPE / UAG


RESUMEN

Hace varios años, las personas con algún tipo de discapacidad han sido excluidas o limitadas en el uso de los espacios, sobre todo aquellos que se consideran públicos, como en el caso de las universidades, que son espacios donde deben insertarse todas las personas, las personas con discapacidad o no. El cambio en el pensamiento acerca de la integración de estas personas en las instituciones públicas de educación superior genera dos consecuencias principales: el aumento de la cantidad de personas con movilidad reducida que asisten a la educación superior y la adopción de medidas para hacer frente a ellos en sus necesidades especiales. Por lo tanto, el propósito de esta investigación fue identificar y analizar las condiciones de accesibilidad en las áreas externas de la Universidad Federal Rural de Pernambuco, en Garanhuns campus con el fin de contribuir al cumplimiento de la Ley Federal determina que la promoción de la justicia social, el respeto de la diferencias entre los ciudadanos, el acceso a la información y la formación. Por lo tanto hemos utilizado para este trabajo, el uso de normas para la accesibilidad, NBR 9050/2004 tratar con suficiencia en edificios, mobiliario, equipo y espacios urbanos. Desde se observaron y analizaron el problema con la ayuda del proyecto universitario y el sitio de esta norma visita puntos. Se verificaron: estacionamiento y tours. Por lo tanto, se consideró que el hecho de que los resultados de la Universidad tienen menos de 10 años y todavía está en construcción, lo que contribuye a las normas de accesibilidad se cumplió como lo ordena la legislación. Pero, en general, no lo es ocurre.

PALABRAS-CLAVE: Accesibilidad. Universidad. La movilidad reducida.

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Publicado

10-11-2014

Como Citar

Mayara da Costa Lima Santos, A., do Carmo de Albuquerque Braga, M., & Cybelle Fernandes Cavalcanti, A. (2014). MOBILIDADE NO ACESSO A CALÇADAS E ESTACIONAMENTOS NA UFRPE/UAG. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 2(9). https://doi.org/10.17271/23188472292014738

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