ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NAS RAMPAS E NAS ESCADAS DA ÁREA EXTERNA DO CAMPUS DA UFRPE, EM GARANHUNS/PE.

Autores

  • Amanda Cybelle Fernandes Cavalcanti
  • Maria do Carmo de Albuquerque Braga
  • Amanda Mayara da Costa Lima Santos

DOI:

https://doi.org/10.17271/231884722102014744

Resumo

A acessibilidade é um direito garantido constitucionalmente e como tal compreende dimensões físicas e sociais. Diz respeito à facilidade de acesso por qualquer pessoa, aos ambientes físicos, aos bens e serviços, à informação. A partir das propostas de interiorização das universidades públicas em várias regiões do país, pelos governos federais e estaduais, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, inaugurou em Garanhuns, uma Unidade Acadêmica, em 2005. E com esta nova implantação, foram construídos blocos com salas de aulas, estruturas administrativas, acessos e estacionamentos. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi analisar as condições de Acessibilidade nas áreas externas do campus da UFRPE, em Garanhuns/PE. A metodologia utilizada privilegiou dois aspectos: observação e análise comparativa. Para observação foram verificados os pontos de acesso trabalhados como escadas e rampas. Para a análise foi feito um comparativo com a legislação em vigor, quando se constatou que 30% das rampas analisadas possuem uma inclinação menor que o recomendado, além de erros construtivos, enquanto que nas escadas o principal erro está nos espelhos, com altura mínima de 8 cm e máxima de 21cm. Assim, a partir dos problemas identificados, mesmo sabendo que parte deles é de alto custo para os devidos ajustes, pode-se evitar que se repitam nas novas unidades acadêmicas a serem implantadas nas demais regiões do estado de Pernambuco.

PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade. Escadas. Rampas.

 

STUDY ON THE CONDITIONS OF ACCESS RAMP ON THE STAIRS AND AREA OUTSIDE OF CAMPUS UFRPE, IN GARANHUNS / PE.


ABSTRACT

Accessibility is a right guaranteed in the Constitution and as such comprises physical and social dimensions. Respect to ease of access by any person to physical environments, goods and services, information. From the proposed internalization of public universities in various regions of the country, the Federal and State governments, the Federal Rural University of Pernambuco, inaugurated in Garanhuns, an Academic Unit in 2005 and with this new deployment, blocks were built with rooms classes, administrative structures, access and parking. Therefore, the aim of this study was to analyze the conditions of accessibility in the external areas of the campus UFRPE in Garanhuns / PE. The methodology favored two things: observation and comparison. To observe access points worked as stairs and ramps were checked. For a comparative analysis was made with the legislation in force when it was found that 30% of analyzed ramps have a slope lower than recommended, plus constructive errors, while the stairs is the main error in the mirrors, with a minimum height of 8 cm and a maximum of 21cm. Thus, from the problems identified, even though part of it is very costly for the necessary adjustments, you can avoid repeating the new academic to be implemented in other regions of the state of Pernambuco units.

KEY-WORDS: Accessibility. Stairs. Ramps.

 

ESTUDIO SOBRE LAS CONDICIONES DE RAMPA DE ACCESO EN LAS ESCALERAS Y AREA FUERA DEL CAMPUS UFRPE, EN GARANHUNS / PE.


 

RESUMEN

La accesibilidad es un derecho garantizado en la Constitución y, como tal, comprende las dimensiones físicas y sociales. Respecto a la facilidad de acceso de cualquier persona a entornos físicos, bienes y servicios, información. Desde la internalización propuesta de las universidades públicas en las diversas regiones del país, los gobiernos federales y estatales, la Universidad Federal Rural de Pernambuco, inaugurado en Garanhuns, una Unidad Académica en 2005 y con esta nueva implementación, los bloques fueron construidos con habitaciones clases, estructuras administrativas, acceso y aparcamiento. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue analizar las condiciones de accesibilidad en las áreas externas del campus UFRPE en Garanhuns / PE. La metodología favoreció dos cosas: la observación y la comparación. Para observar los puntos de acceso trabajado como escaleras y rampas se verificaron. Para un análisis comparativo se realizó con la legislación vigente, cuando se encontró que el 30% de las rampas analizadas tiene una pendiente inferior al recomendado, más los errores constructivos, mientras que la escalera es el principal error en los espejos, con una altura mínima de 8 cm y un máximo de 21 cm. Por lo tanto, a partir de los problemas identificados, a pesar de que parte de ella es muy costoso para los ajustes necesarios, se puede evitar la repetición de la nueva académica para ser implementado en otras regiones del estado de las unidades de Pernambuco.

PALABRAS-CLAVE: Acessibilidad. Escaleras. Rampas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2014

Como Citar

Cybelle Fernandes Cavalcanti, A., do Carmo de Albuquerque Braga, M., & Mayara da Costa Lima Santos, A. (2014). ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NAS RAMPAS E NAS ESCADAS DA ÁREA EXTERNA DO CAMPUS DA UFRPE, EM GARANHUNS/PE. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 2(10). https://doi.org/10.17271/231884722102014744

Edição

Seção

Artigos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)