Mapping and Characterization of Fires whit victims in Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472138920255875Keywords:
Fire and Lethality, Fires in Belo Horizonte, Fire Deaths, Fire VictimsAbstract
Objetivo - esta pesquisa investigou o perfil das vítimas de incêndio na cidade de Belo Horizonte, indicadores geográficos do local da ocorrência e as características construtivas e de uso e ocupação das edificações.
Metodologia – foram analisados, através da estatística descritiva, todos os atendimentos a incêndios urbanos na cidade de Belo Horizonte no período de 2021 e 2022. Dissecando aqueles que tiveram vítimas (feridas e fatais) e confrontando estes dados com os encontrados em estudos internacionais.
Originalidade – Os padrões de incêndios que causam vítimas no Brasil, especialmente em grandes cidades é algo pouco conhecido e debatido o atual estudo joga luz nos sinistros em Belo Horizonte, uma das maiores cidade brasileiras em uma perspectiva inédita.
Resultados -foi constatado que foram registrados 1.371 incêndios em edificações, cerca de 62,14%(852) aconteceram em edificações destinadas à habitação, dos quais 76,41%(651) foram em habitações unifamiliares. Foram registrados 133 incêndios em edificações na cidade que resultaram em pessoas feridas ou mortas. Vê-se uma prevalência dos incêndios com registro de pessoas feridas acontecendo em edificações habitacionais (unifamiliar e multifamiliar), correspondendo a 89,47%(119). Na comparação entre os registros de vítimas de incêndios do CBMMG e DATASUS, é possível perceber que se todos os feridos atendidos pelo CBMMG fossem internados na rede hospitalar, representaria cerca de 33% do total de internações registradas no DATASUS. Quanto ao gênero das vítimas, observa-se uma sutil diferença, sendo que homens foram vitimados em cerca de 53%(88) dos casos.
Contribuições teóricas/metodológicas – estabelecer um panorama de incêndios que causam mortes e feridos em Belo Horizonte, trazendo dados relevantes para as políticas públicas e o desenvolvimento das cidades, de uma forma efetiva e com capacidade de repetibilidade em outras municípios é uma das contribuições da pesquisa.
Contribuições sociais e ambientais – identificar as principais imbricações entre incêndios que promovem vítimas em grandes cidades, como Belo Horizonte, é um contributo importante na gestão das cidades e na preservação do bem mais valioso de uma sociedade, as vidas e integridade de seus cidadãos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 National Journal of City Management

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.









