ANÁLISE DA SEGURANÇA DE PEDESTRES E CICLISTAS EM RODOVIAS URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.17271/2318847231920151047Abstract
A localização da rodovia em um espaço urbano potencializa os impactos, uma vez que coloca a população em contato com todos os riscos que a rodovia apresenta. Além disto, a rodovia amplia as distâncias a serem percorridas pelos pedestres, majorando suas rotas, diminuindo os contatos com a vizinhança, e reduzindo ou suprimindo atividades cotidianas. Uma rodovia em área urbana pode se constituir em uma barreira para a cidade. Portanto, é necessário se ter o conhecimento sobre as características do tráfego da via, da localização dos elementos de travessia, das características de uso do solo da região, das características da população urbana e residente no entorno da via. O objetivo deste trabalho é analisar a segurança de pedestres e ciclistas em rodovias urbanas. Um estudo de caso foi realizado para a cidade de Ilha Solteira - SP. O método constituiu-se na definição de fatores de segurança propostos pela literatura. Os resultados mostraram que existem deficiências físicas e operacionais que afetam a segurança dos pedestres e ciclistas no caso que foi estudado. Pode-se concluir que as deficiências existentes geram grande número de acidentes nas três rodovias analisadas, envolvendo caminhões, automóveis, motocicletas, bicicletas e pedestres. Os acidentes ocorridos provocam danos maiores nos segmentos menos favorecidos, que são os pedestres e os ciclistas.
PALAVRAS-CHAVE: Ciclista. Pedestre. Rodovia.
ANALYSIS OF PEDESTRIANS AND CYCLISTS SAFETY IN URBAN ROADS
ABSTRACT
The highway location in an urban space enhances the impact as it puts people in touch with all the risks that the road shows. In addition, the highway extends the distances to be traveled by pedestrians, subsequently adding their routes, reducing contacts with the neighborhood, and reducing or eliminating daily activities. A highway in urban areas may constitute a barrier to the city. Therefore, it is necessary to have knowledge about the road traffic characteristics, the location of the crossing elements of land use characteristics of the region, the characteristics of the urban population and living in the vicinity of the road. The objective of this study is to analyze the safety of pedestrians and cyclists in urban highways. A case study was conducted for the city of Ilha Solteira - SP. The method consisted in the definition of safety factors proposed in the literature. The results showed that there are physical and operational deficiencies that affect the safety of pedestrians and cyclists in the case that was studied. It can be concluded that the deficiencies generate large number of accidents in the three analyzed highways involving trucks, cars, motorcycles, bicycles and pedestrians. The accidents cause more damage in less favored segments, which are pedestrians and cyclists.
KEYWORDS: Cyclist. Pedestrian. Highway.
ANÁLISIS DE LA SEGURIDAD DE PEATONES Y CICLISTAS EM CARRETERAS URBANAS
RESUMEN
La ubicación de la carretera en un espacio urbano aumenta los impactos, ya que la población es puesta en contacto con todos los riesgos que la carretera presenta. Además, la carretera extiende las distancias a recorrer por los peatones, les causando a ellos rutas más grandes, disminuyendo los contactos con el barrio, y reduciendo o suprimiendo las actividades diarias. Una carretera en la zona urbana puede constituirse en una barrera para la ciudad. Por lo tanto, es necesario tener conocimientos sobre las características del tráfico de la vía, de la ubicación de los elementos de cruce, del uso del suelo de la región, de las características de la población urbana y que viven en las inmediaciones de la carretera. El objetivo de este estudio es analizar la seguridad de los peatones y ciclistas en las carreteras urbanas. Un estudio de caso fue realizado para la ciudad de Ilha Solteira - SP. El método consistió en la definición de factores de seguridad propuestos por la literatura. Los resultados mostraron que existen deficiencias físicas y operativas que afectan a la seguridad de los peatones y ciclistas en el caso estudiado. Se puede concluir que las deficiencias existentes generan gran número de accidentes en las tres carreteras analizadas, involucrando camiones, automóviles, motocicletas, bicicletas y peatones. Los accidentes causan más daños en los segmentos menos privilegiados, que son los peatones y los ciclistas.
PALABRAS-LLAVE: Ciclista. Peatón. Carretera.