Sistemas de Gestão Integrado em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Sustentabilidade: Um estudo sobre as certificações no contexto das operações empresariais.

Authors

  • Pedro Henrique Marciano de Souza
  • Marcos Ricardo Rosa Georges

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847286420202566

Keywords:

Sistema de Gestão Integrado, Sustentabilidade, Processos.

Abstract

O Sistema de Gestão Integrado (SGI) atrelado às metas e objetivos em sustentabilidade formam um caminho único na busca por excelência operacional e otimização de recursos. A gestão integrada realizada de forma inclusiva e abrangente transforma operações em cadeias de processos eficazes e limpos. Este trabalho verifica o panorama formado entre o alinhamento das práticas da sustentabilidade corporativa orientado pela séria de Sistemas de Gestão integrado em Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Responsabilidade Social. Adicionalmente, analisa os benefícios e oportunidades que a implementação desses sistemas abre para a empresa e como os objetivos da sustentabilidade podem ser alavancados e obtidos de uma forma muito mais orgânica e cultural. Conclui que os Sistemas de Gestão Integrado, além de suportar a melhoria dos processos produtivos, suporta a adequação aos requisitos legais vigentes, otimização de recursos, garantindo a qualidade para o cliente e operações menos poluentes. O SGI provê ferramentas importantes para que as empresas possam alcançar seus objetivos melhorando não somente seus processos como a vida de seus funcionários, comunidade e cuidando do planeta.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Pedro Henrique Marciano de Souza
       
  • Marcos Ricardo Rosa Georges
     

Published

2020-12-05

Issue

Section

Full Article

How to Cite

SOUZA, Pedro Henrique Marciano de; GEORGES, Marcos Ricardo Rosa. Sistemas de Gestão Integrado em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Sustentabilidade: Um estudo sobre as certificações no contexto das operações empresariais. National Journal of City Management, [S. l.], v. 8, n. 64, 2020. DOI: 10.17271/2318847286420202566. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/2566. Acesso em: 2 jan. 2025.