EMISSÃO DE GASES POLUENTES POR VEÍCULOS AUTOMOTORES EM ÁREA URBANA

Autores/as

  • Sâmia Momesso Marques
  • Luzenira Alves Brasileiro

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847231920151041

Resumen

A emissão de gases poluentes tem sido, nas últimas décadas, um assunto de grande destaque nas discussões de impactos ambientais. Hoje, sabe-se que uma das principais fontes de poluentes para a atmosfera são os veículos automotores. A quantidade de poluente emitido por eles varia devido a existência de diferentes tipos de motores e ao uso de combustíveis diferenciados. O impacto gerado por estas emissões afetam os indivíduos de forma direta ou indireta. Em países de grandes extensões onde o transporte público, assim como o hidroviário e ferroviário não recebem os devidos investimentos para avançarem é comum encontrar uma frota cada vez maior de veículos, além de veículos muito antigos ou não revisados em circulação, piorando ainda mais os níveis de poluição. Sendo assim, a pesquisa realizada tem como objetivo quantificar a emissão de gases poluentes gerados por veículos automotores, estudando o caso para a cidade de Birigui – SP. Primeiramente foi realizado um estudo bibliográfico e após isto foi feita a coleta de dados e a identificação da emissão de poluentes por cada tipo de veículo que está em circulação. O método Top-Down foi utilizado para o cálculo das emissões de gases, ao comparar os resultados pode-se observar que os veículos movidos a diesel representam 11% da frota, porém eles são responsáveis por quase metade da emissão de gás carbônico. Este estudo é de grande importância para o desenvolvimento de propostas que melhorem o sistema de transporte, tornando-o mais sustentável e colaborando para a diminuição de gases poluentes no meio ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Emissão de gases. Top-Down. Veículos.

 

EMISSION OF GREENHOUSE GASES FROM MOTOR VEHICLES INTO URBAN AREA

 

ABSTRACT

The emissionof greenhouse gases has been, in recent decades, a leading issue in discussions of environment impacts. Today, itis known that a major source of pollutants to the atmosphere are motor vehicles. The quantity of pollutant emitted by them varies because of the existence of deference of engines and the use of different fuels. The impact generated by these emissions affect individuals directly or indirectly. In countries with large areas where public transport, as well as the waterway and rail do not receive the appropriateinvestments to advance, it is common to find a growing fleet of vehicles, as well as very old or not revised vehicles in circulation, further worsening the pollution levels. Thus, the survey quantified the greenhouse gas emissions generated my motor vehicles, studying the case for the city of Birigui – SP. It was first performed a study and after it was made the collection of data and identification of pollutant emissions for each type of vehicles that is in circulation. The Top-Down wasuse for the calculation of emissions, to compare the results can be seen that the diesel vehicles account for 11% of the fleet, however they account for almost half of the carbon dioxide emissions. This present study is of great importance for the development of proposals to improve the transportation system, making it more sustainable and contributing to the reduction of pollutants in the environment.

KEY-WORDS: Gas emission. Top-Down. Vehicles.

 

EMISIÓN DE GASES POLUENTES POR VEHÍCULOS AUTOMOTORES EN ZONA URBANA

 

RESUMEN

 

Las emisiones de gases de efecto invernadero ha sido, en las últimas décadas, una cuestión de gran importancia en las discusiones sobre los impactos ambientales. Hoy en día, se sabe que una fuente importante de contaminantes a la atmósfera son los vehículos de motor. La cantidad de contaminante emitido por ellos varía debido a la existencia de diferentes tipos de motores y el uso de diferentes combustibles. Los impactos generados por estas emisiones afectan a los individuos, directa o indirectamente. En países con grandes áreas en las que el transporte público, así como la vía fluvial y ferroviario no reciben las inversiones adecuadas para avanzar, es común encontrar una creciente flota de vehículos, así como los vehículos muy antiguos o no revisada en circulación, empeorando aún más la los niveles de contaminación. Por lo tanto, la encuesta apunta a cuantificar las emisiones de gases de efecto invernadero generadas por los vehículos de motor, estudiando el caso de la ciudad de Birigui – SP. Fue estrenado el estudio y después de que se hizo la recolección de datos y la identificación de las emisiones contaminantes para cada tipo de vehículo que está en circulación. El método de arriba hacia abajo fue utilizado para el cálculo de las emisiones, para comparar los resultados se pueden ver que los vehículos diésel representan el 11% de la flota, sin embargo, representan casi la mitad de las emisiones de dióxido de carbono. El presente estudio es de gran importancia para el desarrollo de propuestas para mejorar el sistema de transporte, por lo que es más sostenible y contribuir a la reducción de contaminantes en el medio ambiente

PALABRAS-CLAVE: Emisión de gases. Top-Down. Vehículos.

 

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Publicado

2015-09-02

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Sección

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Cómo citar

MARQUES, Sâmia Momesso; BRASILEIRO, Luzenira Alves. EMISSÃO DE GASES POLUENTES POR VEÍCULOS AUTOMOTORES EM ÁREA URBANA. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 3, n. 19, 2015. DOI: 10.17271/2318847231920151041. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/1041. Acesso em: 25 dec. 2024.