A necessidade do observador e do ponto de vista na compreensão da paisagem urbana
DOI:
https://doi.org/10.17271/2318847253020171541Resumen
RESUMO
Qual a melhor forma de compreender a paisagem? Mesmo dentre diversas áreas de conhecimento, ou mesmo na arquitetura como foco de observação das cidades, a paisagem pode ser considerada como um tema clássico de abordagem subjetiva, individual e sociocultural. Objetos passíveis de estudo para determinar seu conceito, observador e ponto de vista são, de fato, agentes ativos e pertinentes para o conhecimento e aprendizado da paisagem, principalmente em consideração à sua importância em planos e projetos urbanísticos, assim como em estudos de espaços livres de uso público.
Palavras-chave: paisagem, arquitetura, observador, ponto de vista, aprendizado.
ABSTRACT
What is the best way of understanding landscape? Even among several knowledge areas, or even in architecture as a cities’ observation focus, the landscape can be considered as a classical theme of subjective, individual and sociocultural approach. Possible objects to determine its concept, observer and point of view are, in fact, active and relevant agents to the knowledge and learning of the landscape, especially considering its importance in urban plans and projects, as well as in the studies of the free use of public spaces.
Keywords: landscape, architecture, observer, point of view, learning.
RESUMIDA
¿Cuál es la mejor manera de entender el paisaje? Incluso entre diversas áreas del conocimiento, o incluso la arquitectura centrada en la observación de las ciudades, el paisaje puede ser considerado como un tema clásico del enfoque subjetivo, individual y sociocultural. Objetos motivo de estudio para determinar su concepto, observador y el punto de vista son, de hecho, los agentes activos y relevantes para el conocimiento y el paisaje de aprendizaje, sobre todo en la consideración de su importancia en los planes y proyectos urbanos, así como estudios de los espacios abiertos de uso público.
Palabras clave: paisaje, la arquitectura, la perspectiva del observador, de aprendizaje.