Economia circular aplicada a estações de tratamento de esgotos: uma análise do potencial de geração de energia na ETE de Passos/MG

Autores

  • Álvaro José Dias Mestre, UEMG, Brasil.
  • Eduardo Meireles Professora Doutor, UEMG, Brasil.
  • Ester Feche Guimarães Professora Doutora, IEA/USP, Brasil.
  • Jean Lucas Rosa Mestre, UEMG, Brasil.
  • Tatiane Luciano Balliano Professora Doutora, UFAL, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472128620244803

Palavras-chave:

Saneamento, Resíduos sólidos, Sustentabilidade, Desenvolvimento

Resumo

O trabalho em questão tem como objetivo realizar uma análise dos projetos realizados pela Sabesp no estado de São Paulo, principalmente o de Franca/SP desenvolvido em parceria com o Instituto Fraunhofer que consiste em reutilizar o lodo gerado em suas estações transformando-o em combustível (Biogás) e em adubo para a reciclagem agrícola. Em paralelo também será analisada a ETE da cidade de Passos/MG, para que seja listado e estudado os principais pontos e diferenças, buscando replicar os processos fundamentais dos projetos da Sabesp na ETE da cidade mineira. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde foram coletados dados quantitativos e qualitativos das estações que foram comparados e embasados por meio de uma revisão bibliográfica a fim de listar processos replicáveis. Nesse sentido, espera-se que o trabalho colabore com a difusão dos conceitos de Economia Circular e auxilie no desenvolvimento sustentável da região, sendo referência para a replicação das boas práticas no saneamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

25-08-2024

Como Citar

DIAS, Álvaro José; MEIRELES, Eduardo; GUIMARÃES, Ester Feche; ROSA, Jean Lucas; BALLIANO, Tatiane Luciano. Economia circular aplicada a estações de tratamento de esgotos: uma análise do potencial de geração de energia na ETE de Passos/MG. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 12, n. 86, 2024. DOI: 10.17271/23188472128620244803. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/4803. Acesso em: 24 dez. 2024.