Economia circular aplicada a estações de tratamento de esgotos: uma análise do potencial de geração de energia na ETE de Passos/MG
DOI:
https://doi.org/10.17271/23188472128620244803Palavras-chave:
Saneamento, Resíduos sólidos, Sustentabilidade, DesenvolvimentoResumo
O trabalho em questão tem como objetivo realizar uma análise dos projetos realizados pela Sabesp no estado de São Paulo, principalmente o de Franca/SP desenvolvido em parceria com o Instituto Fraunhofer que consiste em reutilizar o lodo gerado em suas estações transformando-o em combustível (Biogás) e em adubo para a reciclagem agrícola. Em paralelo também será analisada a ETE da cidade de Passos/MG, para que seja listado e estudado os principais pontos e diferenças, buscando replicar os processos fundamentais dos projetos da Sabesp na ETE da cidade mineira. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde foram coletados dados quantitativos e qualitativos das estações que foram comparados e embasados por meio de uma revisão bibliográfica a fim de listar processos replicáveis. Nesse sentido, espera-se que o trabalho colabore com a difusão dos conceitos de Economia Circular e auxilie no desenvolvimento sustentável da região, sendo referência para a replicação das boas práticas no saneamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.