A proposta da ecologia política como análise da crise hídrica no ensino de geografia e educação ambiental

Autores

  • Robson Ferreira da Silva Carvalho Mestrando da UFMT, Brasil
  • Sandra Magali de Amorim Carvalho Professora Mestre, UFMT, Brasil.
  • Giseli Gomes Dalla Nora Profa. Dra. UFMT

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i4.3698

Palavras-chave:

Ecologia Política, Geografia e Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O trabalho possui como objetivo fazer apontamentos a respeito da questão da maneira pela qual a segurança hídrica é tratada na Base Nacional Comum Curricular e a relevância da Ecologia Política como importante categoria de análise no Ensino de Geografia. A proposta é uma abordagem com respeito a integração de debates que envolvam a natureza e a sociedade, quanto aos efeitos que ações desastrosas da humanidade podem comprometer a qualidade ambiental. Essa pesquisa teve como temática norteadora a análise e o debate teórico sobre o tema a crise hídrica na perspectiva da ecologia política, no Ensino de Geografia as diretrizes que há na Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa foi utilizada a metodologia do estudo de caso, por meio de levantamento bibliográficos e de periódicos. Os levantamentos das informações a respeito da aplicabilidade da Ecologia Política no Ensino de Geografia na rede pública Estadual de ensino foram satisfatórios para a contribuição quanto os, seus desafios e posteriores construções pedagógicas possíveis que melhorem a questão do ensino aprendizagem.

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Publicado

03-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A proposta da ecologia política como análise da crise hídrica no ensino de geografia e educação ambiental . (2023). Revista De Tecnologia & Gestão Sustentável, 2(4). https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i4.3698

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