A sustentabilidade do conservar

Atributos arquitetônicos, estado de conservação, e diretrizes de restauro da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Olinda – PE, Brasil

Autores

  • Juliana Santa Cruz Professora Doutora, UNIBRA, Brasil
  • Jackson José Alves Mendes de Souza Discente da Pós-Civil, UPE, Brasil
  • Eliana Cristina Barreto Monteiro Professora Doutora, UPE/UNICAP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123720245418

Palavras-chave:

Conservação, Atributos arquitetônicos, Igreja do Amparo

Resumo

Conservar e preservar as edificações antigas é um ato de sustentabilidade à medida que reduzem-se os resíduos sólidos gerados pela construção civil pelas ações da demolição e construção. O trabalho analisou os atributos arquitetônicos da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, situada em Olinda – PE, e avaliou o seu estado de conservação, indicando as diretrizes de restauro, como contribuição para o seu tombamento, tendo em vista que a edificação remonta o período da invasão holandesa e não possui tombamento individual, apesar das suas características peculiares e seus valores arquitetônicos e históricos. O trabalho além de contribuir com a preservação de uma edificação, minorando as construções novas, é inédito tendo em vista a pouca literatura científica publicada sobre a referida igreja, e não há publicações com mesma abordagem deste estudo. Foram consultadas fontes bibliográficas, tais como: artigos, livros e documentos que revelem o histórico e a importância da edificação.  Foram executadas visitas in loco para identificar os atributos e seu estado de conservação. O trabalho contribui para a documentação e divulgação da relevância do templo e seus valores culturais, históricos e artísticos que representam a comunidade do Amparo, e pode servir como referencial para o tombamento da edificação, pois identifica os atributos arquitetônicos que remontam ao período colonial, como os belos altares talhados em madeira no estilo rococó, dentre outros. Desta forma, o estudo contribui para a preservação do templo de importância histórica da paisagem de Olinda com atributos tectônicos que devem ser preservados para as atuais e futuras gerações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30.08.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CRUZ, Juliana Santa; SOUZA, Jackson José Alves Mendes de; MONTEIRO, Eliana Cristina Barreto. A sustentabilidade do conservar: Atributos arquitetônicos, estado de conservação, e diretrizes de restauro da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Olinda – PE, Brasil. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 12, n. 37, 2024. DOI: 10.17271/23178604123720245418. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5418. Acesso em: 23 fev. 2025.