Educação da atenção nas práticas em educação ambiental

Autores/as

  • Valéria Ghisloti Iared Professora Doutora, Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Bruna Caroline Buss Mestra em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Brasil.
  • Vanessa Aparecida Qualho Mestra em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, Universidade Federal do Paraná, Brasil.
  • Vanessa Mohr Fulber Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123720245149

Palabras clave:

Atencionalidades, Correspondência, Ecofenomenologia

Resumen

O presente artigo foi elaborado a várias mãos e experiências, com o objetivo de conceituar e relatar vivências de práticas em Educação Ambiental sob a perspectiva da Educação da Atenção. Descrevemos três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) realizados por três estudantes do Curso de Ciências Biológicas, na modalidade Licenciatura, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O primeiro TCC, de 2018, redigido por Bruna Caroline Buss em 2018, explorou o tema dos Artrópodes. O segundo, redigido por Vanessa Aparecido Qualho, descreveu um curso sobre fungos realizado em 2020 e destinado a professores da educação básica em Palotina, Paraná, e região. O terceiro, de 2023, redigido por Vanessa Mohr Fülber, analisou a relação das crianças com os microrganismos do solo. Em conclusão, defendemos que o conceito de Educação da Atenção pode ser incorporado ao campo de pesquisa e prática em Educação Ambiental.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2024-08-26

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Educação da atenção nas práticas em educação ambiental. (2024). Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 12(37). https://doi.org/10.17271/23178604123720245149