Educação da atenção nas práticas em educação ambiental

Autores

  • Valéria Ghisloti Iared Professora Doutora, Universidade Federal do Paraná, Brasil
  • Bruna Caroline Buss Mestra em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Brasil.
  • Vanessa Aparecida Qualho Mestra em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, Universidade Federal do Paraná, Brasil.
  • Vanessa Mohr Fulber Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123720245149

Palavras-chave:

Atencionalidades, Correspondência, Ecofenomenologia

Resumo

O presente artigo foi elaborado a várias mãos e experiências, com o objetivo de conceituar e relatar vivências de práticas em Educação Ambiental sob a perspectiva da Educação da Atenção. Descrevemos três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) realizados por três estudantes do Curso de Ciências Biológicas, na modalidade Licenciatura, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O primeiro TCC, de 2018, redigido por Bruna Caroline Buss em 2018, explorou o tema dos Artrópodes. O segundo, redigido por Vanessa Aparecido Qualho, descreveu um curso sobre fungos realizado em 2020 e destinado a professores da educação básica em Palotina, Paraná, e região. O terceiro, de 2023, redigido por Vanessa Mohr Fülber, analisou a relação das crianças com os microrganismos do solo. Em conclusão, defendemos que o conceito de Educação da Atenção pode ser incorporado ao campo de pesquisa e prática em Educação Ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

26.08.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação da atenção nas práticas em educação ambiental. (2024). Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 12(37). https://doi.org/10.17271/23178604123720245149