Educação da atenção nas práticas em educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123720245149Palavras-chave:
Atencionalidades, Correspondência, EcofenomenologiaResumo
O presente artigo foi elaborado a várias mãos e experiências, com o objetivo de conceituar e relatar vivências de práticas em Educação Ambiental sob a perspectiva da Educação da Atenção. Descrevemos três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) realizados por três estudantes do Curso de Ciências Biológicas, na modalidade Licenciatura, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O primeiro TCC, de 2018, redigido por Bruna Caroline Buss em 2018, explorou o tema dos Artrópodes. O segundo, redigido por Vanessa Aparecido Qualho, descreveu um curso sobre fungos realizado em 2020 e destinado a professores da educação básica em Palotina, Paraná, e região. O terceiro, de 2023, redigido por Vanessa Mohr Fülber, analisou a relação das crianças com os microrganismos do solo. Em conclusão, defendemos que o conceito de Educação da Atenção pode ser incorporado ao campo de pesquisa e prática em Educação Ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.