Estudo para melhoria do conforto térmico e diminuição da formação de ilhas de calor urbana no centro de Recife, PE

Autores

  • Paula Maciel Silva Professora Doutor, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil
  • Maria Eduarda Ferraz Aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123820245440

Palavras-chave:

Conforto térmico, Ilha de calor urbana, Sustentabilidade urbana

Resumo

O presente estudo visa investigar a influência da forma de ocupação do território nas condições ambientais, com o objetivo de reduzir a formação de Ilhas de Calor Urbana e aumentar o conforto térmico.  A área escolhida como objeto de estudo está localizada no centro do Recife-PE. Para elaboração do diagnóstico do território, foi feito o levantamento através de visitas de campo usando como base, para elaboração dos mapas, o ESIG – Sistema de Informação Geográfica do Recife. A partir dos dados levantados, foi possível analisar o território com base: na classificação das Zonas Climáticas Locais, na identificação dos Limites Morfotipológicos e do Indicador Ambiental. Foram realizadas simulações computacionais utilizando o Software Autodesk Forma que gerou dados que permitiu uma comparação entre as diferentes formas de ocupação do território. Foram inseridos corredores verdes como estratégia para mitigar os efeitos da urbanização, o que definiu novos cenários que forneceram dados para analisar a diferença na temperatura do ar e na qualidade urbana. São estratégias reduzir a formação das Ilhas de Calor Urbanas também na escala da cidade.

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Publicado

30.09.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Paula Maciel; FERRAZ, Maria Eduarda. Estudo para melhoria do conforto térmico e diminuição da formação de ilhas de calor urbana no centro de Recife, PE. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 12, n. 38, 2024. DOI: 10.17271/23178604123820245440. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5440. Acesso em: 24 fev. 2025.