A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES DIDÁTICAS NOS ESTUDOS DE CONSERVAÇÃO E DEGRADAÇÃO DOS SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Tatiane Regina da Silva
  • João Victor Freitas Silva
  • Leda Correia Pedro Miyazaki

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151283

Resumo

Nos dias atuais, a educação ambiental é um tema frequente nas escolas, contudo, percebe-se uma carência do uso dos solos para relacionar as questões ambientais no ensino fundamental. Se tratando de um tema complexo para trabalhar com o público-alvo, sexto ano, o principal objetivo do presente trabalho, foi apresentar uma metodologia lúdico-pedagógica envolvendo as construções de maquetes referentes ao solo como meio de conservação e preservação, assim como demonstrar os problemas ambientais decorrentes da degradação. Utilizando-se para tal estudo, a ciência geográfica, uma vez que ela proporciona uma visão integrada da sociedade e da natureza, além de permitir a interdisciplinaridade do tema no conhecimento do aluno. Com isso pode-se perceber que a utilização de maquetes didáticas contribui para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que torna a aula mais prática e lúdica com a participação dos alunos tanto na elaboração das maquetes, quanto na construção do conhecimento.    

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Solos; Ensino Fundamental.

 

THE MAQUETES USE OF TEACHING IN STUDIES OF CONSERVATION AND DETERIORATION SOIL IN ELEMENTARY SCHOOL

 

ABSTRACT

Nowadays, environmental education is a frequent topic in schools, however, perceive a lack of land use to relate environmental issues in elementary school. If dealing with a complex issue to work with the target audience, sixth year, the main goal of this work is to present a recreational and pedagogical methodology involving the construction of models for the soil as a means of conservation and preservation, as well as demonstrate the environmental problems resulting from degradation. Using for such a study, the geographical science, since it provides an integrated view of society and nature, and enables the topic of interdisciplinary knowledge of the student.Thus it can be seen that the use of didactic models contribute to the process of teaching and learning, as it makes the most practical and entertaining class with student participation both in the preparation of the models, as in the construction of knowledge.

KEY WORDS: Environmental Education; Soils; Elementary School.

 

 

LA USO MAQUETES DE DOCENCIA EN ESTUDIOS DE CONSERVACION DEL SUELO Y DETERIORO EN ESCUELA PRIMARIA

 

 

RESUMEN

Hoy en día, la educación ambiental es un tema frecuente en las escuelas, sin embargo, perciben la falta de uso de la tierra para relacionar las cuestiones ambientales en la escuela primaria. Si se trata de un tema complejo para trabajar con el público objetivo, sexto año, el objetivo principal de este trabajo es presentar una metodología lúdica y pedagógica que implica la construcción de modelos para la tierra como medio de conservación y preservación, así como demostrar la los problemas ambientales resultantes de la degradación. El uso de dicho estudio, la ciencia geográfica, ya que proporciona una visión integrada de la sociedad y la naturaleza, y permite que el tema del conocimiento interdisciplinario del estudiante.Por lo tanto se puede ver que el uso de modelos didácticos contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje, ya que hace que la clase más práctica y entretenida con participación de los estudiantes tanto en la preparación de los modelos, como en la construcción del conocimiento.

PALABRAS CLAVE: Educación Ambiental; Los Suelos; Escuela Primaria.

 

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Publicado

18-11-2015

Como Citar

SILVA, Tatiane Regina da; SILVA, João Victor Freitas; MIYAZAKI, Leda Correia Pedro. A UTILIZAÇÃO DE MAQUETES DIDÁTICAS NOS ESTUDOS DE CONSERVAÇÃO E DEGRADAÇÃO DOS SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 11, n. 4, 2015. DOI: 10.17271/1980082711420151283. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1283. Acesso em: 8 nov. 2024.