O Museu de ciências e a cultura popular em diálogo para a construção do conceito de bioma
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082714420181954Abstract
Os espaços não formais de educação como museus tem se mostrado ótimas ferramentas para complementar e introduzir o ensino de ciência. Neste sentido, este trabalho busca relatar e analisar uma aula desenvolvida durante a disciplina de Metodologia de Ensino de Ciências do curso de Ciências Biológicas da UFLA. O objetivo da aula foi construir o conceito de bioma a partir de um diálogo entre a biologia e a cultura indígena. A metodologia foi desenvolvida visando trazer algo novo aos estudantes através do uso de um ser mitológico da cultura popular brasileira, o Curupira, como apresentador da temática trabalhada, além da utilização de um jogo interativo. Ao final da atividade foi pedido que os alunos avaliassem a aula, essas foram analisadas e discutidas por meio de categorias. Pode-se considerar então que uma estratégia pedagógica não expositiva tem grande importância para a formação dos alunos e também para a formação inicial de professores. PALAVRAS-CHAVE: História contada, ensino de ciências, espaço não formal.Downloads
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Published
15-11-2018
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Artigos
How to Cite
SILVA, Thales Vinícius; LAURIANO, Mateus Henrique; GONÇALVES, Laise Vieira; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. O Museu de ciências e a cultura popular em diálogo para a construção do conceito de bioma. Electronic Journal "Fórum Ambiental da Alta Paulista", [S. l.], v. 14, n. 4, 2018. DOI: 10.17271/1980082714420181954. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1954. Acesso em: 8 nov. 2024.