A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DA SUSTENTABILIDADE E DE SEUS INDICADORES PARA IMPLEMENTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS.
DOI:
https://doi.org/10.17271/198008279102013494Abstract
RESUMO: Com o aumento da degradação ambiental em escala mundial, desde o inicio da revolução industrial - na segunda metade do século XVIII na Inglaterra, a ampliação da pobreza, sobretudo nos países subdesenvolvidos, fez-se necessário que estados, governos, empresas, organizações não governamentais e sociedade civil reformulassem o presente modelo de desenvolvimento - o capitalismo - para que este pudesse contemplar a preservação ambiental, a promoção social e o desenvolvimento econômico. Isto posto, as organizações empresariais têm um papel de destaque nessa transformação. Para elaboração deste artigo, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de levantamento bibliográfico pela internet no período de 01/06/2013 até 30/06/2013 com enfoque em sustentabilidade, indicadores e vantagem competitiva, com o objetivo de responder à seguinte pergunta: como a aplicação dos princípios sustentáveis nas organizações empresariais, através dos indicadores de sustentabilidade, podem edificar e consolidar vantagem competitiva para as mesmas? Com a ampliação da concorrência em escala internacional, devido ao processo de globalização, as empresas que pretendem edificar e consolidar vantagem competitiva - que representa em linhas gerais agregar valor a todos os seus stakeholders (acionistas, colaboradores, fornecedores, sociedade, comunidade e sobretudo clientes) devem aplicar os princípios sustentáveis através dos indicadores de sustentabilidade para melhor construir e consolidar sua vantagem competitiva. Portanto, empresas que se adéquam aos desafios da economia internacional, através da preservação do meio ambiente e da promoção social, têm maiores condições de liderar seus respectivos mercados, como fundamentação pode-se a firmar que o Índice de Sustentabilidade Empresarial negociado na BMFBOVESPA - que em 2010 teve valorização de 5,84%, maior do que o Índice Ibovespa, de 1,04%.
Palavras Chave: Sustentabilidade. Empresas. Vantagem Competitiva.