Ecopedagogia: Formação de Professores em Educação Ambiental por meio de histórias de vida
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082716620202672Resumen
O presente artigo é um recorte da pesquisa desenvolvida no mestrado, ainda em andamento, cujo objetivo principal é investigar a práxis pedagógica, para, assim, contribuir efetivamente por meio de formação adequada aos professores atuantes em rede pública de educação, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa será realizada por meio das histórias de vida resgatadas em sete encontros de ateliês biográficos. Estes, por sua vez, terão como base as narrativas de vida teorizadas por Josso (2004) e Delory-Momberger (2006) e definidas como uma abordagem formativa centrada no sujeito aprendente. Estes ocorrerão tendo sempre como base a Educação Ambiental Crítica. Alguns dos principais autores citados são: Loureiro (2004), Gadotti (2001), Morin (2011), entre outros. Espera-se, após a conclusão da pesquisa, atingir os objetivos de reflexão sobre as práticas pedagógicas com relação à Educação Ambiental, podendo assim contribuir, de fato, com a formação de cidadãos preparados para os desafios deste milênio.