Aspectos de formação sustentável nos cursos de engenharia: uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720220244201Palabras clave:
Industria da Construção, Engenharia Civil, Desenvolvimento sustentávelResumen
Na busca por crescimento e desenvolvimento o ser humano acaba ameaçando a própria existência, tornando urgente uma educação voltada para a sustentabilidade. Como a indústria da construção é uma das maiores do mundo, responsável pelo consumo de grande quantidade de matéria prima e numerosa mão de obra, um olhar mais criterioso sobre a formação dos profissionais desse setor se faz necessário, para que as demandas atuais e futuras da sociedade sejam atendidas de forma sustentável. O objetivo deste artigo consiste em apresentar aspectos fundamentais na formação dos engenheiros civis, considerando o desenvolvimento sustentável e a necessidade de modernizar a indústria da construção. A metodologia utilizada consistiu na Revisão Sistemática da Literatura (RSL) por meio das bases de dados Engineering Village, Scopus e Web of Science. Este estudo se mostra relevante ao destacar não só a formação técnica necessária para acompanhar as transformações tecnológicas decorrentes da atual revolução industrial, mas também a importância da formação profissional-cidadã que visa a construção de um mundo mais justo. Os resultados consistiram na identificação das habilidades e tecnologias que ajudam na formação dos engenheiros civis, estratégias educacionais exitosas utilizadas nas escolas de engenharia, formas de incorporar os conceitos de sustentabilidade no ensino e o perfil de professor para preparar esse engenheiro. As informações obtidas se mostram significativas para as Instituições de Ensino Superior (IES), pois o tema se mostra atual e necessário para que se tenha um mundo com mais equidade, socialmente inclusivo, economicamente justo e ambientalmente sustentável.
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