Direitos humanos, educação e desenvolvimento sustentável

Autores/as

  • Artur Cortez Bonifácio Professor Doutor, UFRN, Brasil.
  • Edson Matheus Dantas Vieira Mestrando, UFRN, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720220244937

Palabras clave:

Direitos humanos, Desenvolvimento, Educação

Resumen

O direito à educação exerce importância central no desenvolvimento das sociedades contemporâneas, não podemos falar em desenvolvimento sustentável de forma apartada dos standards civilizatórios promovidos pela educação. Assim, considerando a importância da temática, este trabalho terá por enfoque dissertar sobre a efetivação deste direito na ordem jurídica brasileira, o que será feito mediante estudo de caso relativo ao acórdão prolatado nos autos do Recurso Extraordinário 1.008.166/SC. Especificamente, buscará abordar a temática dentro da lógica dos direitos humanos, da Agenda 2030 e das disposições legais estabelecidas na ordem jurídica brasileira. A metodologia utilizada, portanto, é o estudo de caso, com aportes na pesquisa bibliográfica. A relevância da temática encontra-se na necessidade de promover a efetivação do direito fundamental à educação, especialmente a básica. Os resultados obtidos com a pesquisa desvelaram a importância e essencialidade do referido direito, o qual não possui teor meramente programático e afirma-se como norma de eficácia plena e aplicabilidade direta e imediata. Por fim, este trabalho contribui para a compreensão do direito fundamental à educação sob o ponto de vista teórico e prático.

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Publicado

2024-04-28

Cómo citar

BONIFÁCIO, Artur Cortez; VIEIRA, Edson Matheus Dantas. Direitos humanos, educação e desenvolvimento sustentável. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 20, n. 2, 2024. DOI: 10.17271/1980082720220244937. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4937. Acesso em: 4 nov. 2024.