Impasses na preservação do patrimônio cultural rural em Campinas-SP: os casos de estudo das fazendas Chapadão e Mato Dentro.

Autores

  • Ana Beatris Fernandes Menegaldo
  • Renata Baesso Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847264120181879

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir os impasses atuais relativos à preservação do patrimônio edificado rural, na cidade de Campinas-SP. Através do levantamento do conjunto de bens patrimoniais rurais tombados no município e da análise das estratégias de preservação dos mesmos, constatou-se o que há um desconhecimento da história produtiva e social imbricada nesses edifícios. Tal fato tem como consequência distintas situações de esvaziamento dos significados desse patrimônio edificado. O método desenvolvido baseia-se no levantamento do acervo patrimonial rural edificado em Campinas, associado à análise dos instrumentos ligados à sua preservação, como legislações, tombamentos, procedimentos das instâncias responsáveis pela conservação dos bens e iniciativas contemporâneas de se valorizar esse acervo. O artigo apresenta dois exemplares do patrimônio edificado rural de Campinas-SP - as sedes das fazendas Chapadão e Mato Dentro - buscando problematizar a importância desses dois conjuntos e compreender seu papel na construção da identidade cultural da cidade. PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio edificado rural. Identidade cultural. Campinas-SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

Menegaldo, A. B. F., & Pereira, R. B. (2018). Impasses na preservação do patrimônio cultural rural em Campinas-SP: os casos de estudo das fazendas Chapadão e Mato Dentro. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 6(41). https://doi.org/10.17271/2318847264120181879

Edição

Seção

Artigos Completos