O patrimônio histórico cultural e a verticalização: uma análise das mudanças na paisagem urbana de Viçosa – MG

Autores

  • Karine Almeida Paula Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - FAVIÇOSA

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847285720202263

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico, Verticalização, Paisagem Urbana, Viçosa-MG

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as transformações materializadas na paisagem urbana de Viçosa – MG a partir do avanço do processo de verticalização, sobretudo, mudanças no que diz respeito as alterações no conjunto patrimonial da cidade. Para tanto, o trabalho ateve-se a discutir alguns conceitos referentes a verticalização e o patrimônio histórico cultural, identificando, de forma temporal, as principais alterações na zona central da cidade de Viçosa. Para tanto, foram coletados dados no Instituto de Planejamento de Viçosa (IPLAM), verificando-se o número de alvarás emitidos no período de aproximadamente 35 anos (1980 a 2015), e realizando-se um cruzamento dos dados. Em resposta as análises propostas, é possível verificar um avanço da verticalização sobre diversas edificações históricas na cidade, e mudanças substanciais na paisagem urbana. Metade do número de edificações demolidas na zona central foi, posteriormente, substituída por uma edificação vertical, e as justificativas para este fato se devem a diversas condicionantes, dentre elas, a oferta limitada de lotes na área, a alta demanda por moradia, a localização estratégica das edificações “antigas” e as dimensões favoráveis de seus lotes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Almeida Paula, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - FAVIÇOSA

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Arquitetura pela mesma Instituição; e Graduanda em Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Publicado

01-04-2020

Como Citar

Paula, K. A. (2020). O patrimônio histórico cultural e a verticalização: uma análise das mudanças na paisagem urbana de Viçosa – MG. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 8(57). https://doi.org/10.17271/2318847285720202263

Edição

Seção

Artigos Completos