Contribuições da lei Robin Hood na valorização do patrimônio cultural e o desenvolvimento territorial do Vale do Mucuri, Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847286320202491

Palavras-chave:

Território, Vale do Mucuri, Lei Robin Hood, Desenvolvimento Territorial

Resumo

Este estudo analisou, sob a ótica da Gestão Integrada do Território, as contribuições da Lei Robin Hood em seu critério Patrimônio Cultural, para o desenvolvimento territorial do Vale do Mucuri no período de 2009 a 2013. O referencial teórico adotado se sustenta em autores que assumem uma perspectiva materialista na análise da constituição do território e das territorialidades. O estudo, de natureza qualitativa, se apoiou em dados quantitativos que foram extraídos de documentos diversos (Leis, Decretos, Portarias, Deliberações, Publicações e Tabelas) relativos à Lei Robin Hood. A análise das contribuições da Lei evidenciou a característica da Mesorregião de descontinuidade e desarticulação na implementação das políticas públicas e consequentemente no acesso aos recursos não se efetivando assim contribuição da Lei para seu desenvolvimento territorial. Por sua vez, os autores apresentados no referencial teórico são consensuais ao afirmarem que o território se constitui na confluência de forças, nas redes e conexões, na ação dos atores no território, no exercício do poder, o que confere a unicidade na constituição dos territórios. Nesse sentido, cada município dessa Mesorregião são territórios únicos, o que indica a necessidade de que nas análises sobre desenvolvimento territorial, deve se buscar apreender a dinâmica territorial que as pesquisas documentais não conseguem captar efetivamente. Verificou-se que a grande maioria dos municípios não foi capaz de obter recursos via Lei Robin Hood no que concerne ao patrimônio cultural, apesar da região ser rica culturalmente. 

Downloads

Biografia do Autor

  • Adriana Aparecida da Conceição Santos Sa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
    Professor Assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM - Campus do Mucuri) onde atua como Coordenadora do Curso de graduação em Administração Pública EAD da Diretoria de Educação à Distancia ? DEAD. È Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Administração Pública da Educação a Distância - GPEAP da UFVJM, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento Regional - NEGED da UFVJM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Territoriais, Gestão de Redes de Cooperação na Esfera Pública, Empreendedorismo Governamental e relações Humanas. 
  • Alexandre Sylvio Vieira da Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
    Professor Adjunto UFVJM 

Referências

AGUIAR, Marcos Daniel Schmidt de; SOUZA, Osmar Tomaz de; FILIPPI, Eduardo Ernesto; BEROLDT, Leonardo. Do desenvolvimento ao desenvolvimento territorial sustentável: Os Rumos da Região do Vale do Taquari no Início do Século XXI. Revista Análise, PUCRS. Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 84-102, 2009.

FLORES, Murilo. A identidade cultural do território como base de estratégias de desenvolvimento – Uma Visão do Estado da Arte. Contribuição para o Projeto Desenvolvimento Territorial Rural a partir de Serviços e Produtos com Identidade – RIMISP. 2006.

GALVÂO, Ana Rubia Gagliotto; FRANCA, Francieli M; BRAGA, Luiz Carlos. O território e a territorialidade: Contribuições de Claude Raffestin. In: SAQUET, Marcos Aurélio, SOUZA, Edson Belo Clemente de; MORELLI Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. São Paulo: Outras Expressões, 2011.p.33-46.

GUIMARÃES, Marcelo Duncan. Referências para um Programa – Desenvolvimento Territorial Sustentável , Brasília: MDA/SDT/CONDRAF, junho, 2003.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

PAULA, José. Territórios, redes e desenvolvimento. In: LAGES, V., BRAGA, C., MORELLI, G. (orgs). Territórios em movimento: cultura e identidade como estratégia de inserção competitiva. Brasília: Sebrae, 2004. P.71-84.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território, 2ª ed. Editora Popular, 2010.

Downloads

Publicado

04-12-2020

Edição

Seção

Artigos Completos

Como Citar

SA, Adriana Aparecida da Conceição Santos; COSTA, Alexandre Sylvio Vieira da. Contribuições da lei Robin Hood na valorização do patrimônio cultural e o desenvolvimento territorial do Vale do Mucuri, Minas Gerais. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 8, n. 63, 2020. DOI: 10.17271/2318847286320202491. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/2491. Acesso em: 9 abr. 2025.