A imagem simbólica de um território: a marca Barra.

Authors

  • Geise Brizotti Pasquotto

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847275020192122

Abstract

A Região Administrativa (R.A.) Barra da Tijuca, situada na cidade do Rio de Janeiro, é uma das áreas que obteve um dos maiores crescimentos populacionais, e consequentemente, de domicílios. Este forte crescimento imobiliário também ocasionou um espraiamento para bairros vizinhos, como o de Jacarepaguá. Esse movimento não foi apenas construtivo e sim de uma ressignificação espacial. A marca “Barra” foi inserida juntamente com os novos empreendimentos, fazendo com que estas fronteiras perdessem sua identidade original, tornando-se um local de consumo de um modo de vida. O presente artigo divide-se em dois eixos, o primeiro mostrará dados relativos ao Uso e Ocupação do Solo na R.A. Barra da Tijuca e o segundo abordará o espraiamento do bairro de mesmo nome para além de seus limites. PALAVRAS-CHAVE: Uso e ocupação do solo. Barra da Tijuca. Marca.

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Published

2019-10-12

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PASQUOTTO, Geise Brizotti. A imagem simbólica de um território: a marca Barra. National Journal of City Management, [S. l.], v. 7, n. 50, 2019. DOI: 10.17271/2318847275020192122. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/2122. Acesso em: 5 dec. 2025.