Marketing de lugares para o gerenciamento de cidades – percepções sobre Cerro Largo/RS
DOI:
https://doi.org/10.17271/2318847253520171508Palabras clave:
Marketing, Marketing de Lugares, Planejamento e Gerenciamento, Cerro Largo.Resumen
O Marketing de Lugares é uma área de aplicação do Marketing, com crescente importância para o desenvolvimento, crescimento e gerenciamento de cidades, regiões, estados ou países. Neste artigo reflete-se sobre a importância das ferramentas de marketing no desenvolvimento dos lugares, e por meio de um esforço ontológico de busca da realidade, buscar informações que subsidiem planejamento e ações, por meio de conhecimento acerca das percepções sobre aspectos importantes para uma cidade de bem viver, bem trabalhar, bem estudar, bem investir e bem visitar na visão de pessoas que interagem e desempenham papéis sociais em um município. O objeto de análise é a cidade de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul. Acredita-se que por meio de pesquisas deste tipo é possível promover a qualificação dos gestores públicos e privados, a fim de orientar ações cooperativas para realizar melhorias no gerenciamento da cidade. Como resultado, nesta pesquisa, observa-se que o item mais citado foi “Hospitais e Postos de Saúde”, seguido por “Segurança Pública”. Para contribuições futuras, sugere-se uma pauta de investigações para identificar lacunas entre a realidade e a percepção dos envolvidos no lugar, subsidiando então, planejamentos, ações, estratégias e possíveis buscas de recursos que visem o incremento da qualidade de vida, com elementos reais deste e de outros municípios de pequeno porte.
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