Contrastes urbanos no acesso aos serviços de esgotamento sanitário em aglomerados subnormais: o caso da Comunidade Lagoa Azul 2 em Jacareí-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472128620244848

Palavras-chave:

Saneamento Básico, Serviços de Esgotamento Sanitário, Aglomerados Subnormais

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar o cenário dos serviços de esgotamento sanitário de aglomerados subnormais, tomando, como estudo de caso, a Comunidade Lagoa Azul 2, localizada no Município de Jacareí-SP. A pesquisa apresenta dados atualizados acerca da coleta e do tratamento de esgotos, do panorama dos aglomerados subnormais e da precariedade dos serviços de esgotamento sanitário em áreas caracterizadas por condições de vulnerabilidade de infraestrutura habitacional. Foi adotada uma abordagem dialética e um procedimento metodológico, com base na estratégia da documentação indireta em fontes estatísticas provenientes de órgãos governamentais, além da revisão bibliográfica. Os dados revelaram os desafios enfrentados pelos moradores desse aglomerado em relação ao acesso e à qualidade dos serviços de esgotamento sanitário e apontaram que o aumento no número de aglomerados subnormais no Brasil é uma tendência preocupante, relacionada à falta de acesso a moradia digna. Os resultados deste estudo contribuem para a compreensão das disparidades sociais, lançam luz às condições de saneamento básico em comunidades periféricas, bem como oferecem subsídios que podem orientar esforços destinados a aprimorar ações que promovam a superação de tais dificuldades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

10-09-2024

Como Citar

VIEIRA, José Moacir de Sousa; VILLANOVA, Luana Braz; VALÉRIO FILHO, Mário; MENDES, Rodolfo Moreda; GOMES, Cilene. Contrastes urbanos no acesso aos serviços de esgotamento sanitário em aglomerados subnormais: o caso da Comunidade Lagoa Azul 2 em Jacareí-SP. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 12, n. 86, 2024. DOI: 10.17271/23188472128620244848. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/4848. Acesso em: 24 dez. 2024.