A economia criativa e suas implicações no mercado de arte brasileiro

O caso da SPArte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472128620245329

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Indústria criativa, Economia criativa

Resumo

O artigo analisa as transformações recentes no discurso cultural, especialmente em relação às questões da economia criativa, e seu impacto no mercado de arte brasileiro contemporâneo, tomando a SP-Arte como estudo de caso. Observa-se a integração das indústrias culturais a novos processos de subordinação e assimilação, caracterizados pela estetização do social. A pesquisa, fundamentada em revisão bibliográfica e na análise de dados, baliza o conceito de "indústria criativa" e investiga alguns dos modos de produção mais recentes da SP-Arte, evidenciando suas características de "bienalização" – como setores curados e sua função educativa – e suas estratégias de internacionalização. O estudo explora a inter-relação entre cultura e economia, contribuindo para uma compreensão mais profunda das transformações no mercado de arte contemporâneo e nas políticas culturais no Brasil. Além disso, o artigo destaca os desafios ligados à exclusão de agentes menores e à gentrificação nos espaços urbanos que abrigam os serviços e comércios vinculados ao sistema das artes em São Paulo. A pesquisa oferece subsídios teóricos para a análise de eventos culturais semelhantes, ampliando o debate sobre a interação entre práticas culturais, mercado e políticas públicas.

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Publicado

22-11-2024

Como Citar

SEABRA, Jessica; BUSNARDO FILHO , Antonio; JUSTO, Vicente Paulo. A economia criativa e suas implicações no mercado de arte brasileiro: O caso da SPArte. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades , [S. l.], v. 12, n. 86, 2024. DOI: 10.17271/23188472128620245329. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/5329. Acesso em: 23 fev. 2025.