Oficina como espaço de problematização do tema “Mudanças Climáticas” no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão sistemática

Autores

  • Adriene Jaqueline Aubérico Acadêmica, UEM, Brasil
  • Ana Tiyomi Obara Professora Doutora, UEM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i4.3699

Palavras-chave:

Aprendizagem. Investigação. Didática. Dinâmica.

Resumo

Desenvolvida no ensino de Ciências e Biologia, a oficina além de aproximar os estudantes à linguagem científica, possibilita criar condições para se problematizar questões e dilemas socioambientais presentes na vida contemporânea, promovendo, assim, uma visão crítica da realidade. Dentre as questões socioambientais mais preocupantes, pela sua abrangência global, destaca-se as “mudanças climáticas” em curso. Devido ao alto impacto social e ambiental do fenômeno, além do baixo destaque do tema entre as pesquisas de práticas de ensino no Brasil, o presente estudo objetiva investigar os trabalhos existentes sobre o uso das oficinas por professores de Ciências e Biologia para se trabalhar o tema “mudanças climáticas”, visando compreender como tal estratégia tem sido utilizada no espaço escolar. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática do assunto, levantando as principais análises dissertadas em trabalhos e pesquisas acadêmicas no decorrer dos últimos 10 anos (de 2012 a 2022) nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC). A partir das análises realizadas ao longo dos anais, é possível evidenciar a escassez de trabalhos relativos ao ensino para as Mudanças Climáticas, tendo como estratégia metodológica as oficinas. Por consequência, observa-se a necessidade de se fomentar o uso de oficinas, visando promover um ensino integrado e investigativo, com problematizações, debates e construções críticas sobre a temática mudanças climáticas pelos docentes e alunos da educação básica.

Downloads

Publicado

03-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oficina como espaço de problematização do tema “Mudanças Climáticas” no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão sistemática. (2023). Revista De Tecnologia & Gestão Sustentável, 2(4). https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i4.3699

Artigos Semelhantes

11-16 de 16

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.