A COMUNICAÇÃO EM REDES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082711420151250Resumo
Refletir sobre o papel das redes sociais como espaço dialógico para a promoção da educação ambiental é o objetivo geral deste artigo. Diante do que se pretende, destaca-se como objetivo específico analisar as possibilidades trazidas pelo espaço virtual como cenário para o desenvolvimento da educação ambiental. Para tanto, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, em levantamento nas principais bases de dados científicas, para consulta de fontes secundárias e na legislação pertinente à educação ambiental. Os dados coletados para efetuar a discussão acerca da temática abordada envolveram conceitos de redes; redes ambientais; educação e comunicação ambiental. Os resultados apontam para as potencialidades das redes para a promoção da educação ambiental, diante do grande poder de mobilização, do amplo alcance e da rapidez de propagação das informações. Ressalta-se que tais potencialidades estão associadas à qualidade dos vínculos de confiança estabelecidos entre os integrantes das redes, assim como da necessidade de ultrapassar as barreiras de comunicação presentes nesse ambiente virtual.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Ambiental. Educação Ambiental. Redes Ambientais.
COMMUNICATION IN ENVIRONMENTAL EDUCATION NETWORKS
ABSTRACT
Reflect on the role of social networks as dialogic space for the promotion of the environmental education is the general purpose of this article. In the face of what is intended, it stands out as a specific objective to analyze the possibilities brought by the virtual space as the scenario for the development of the environmental education. For this, it uses the bibliographical research, in a survey in the main bases of scientific data, for consultation of secondary sources and in the relevant legislation on environmental education. The collected Data to develop the discussion about the theme addressed involved network concepts; environmental networks; environmental education and communication. The results point to the potentialities of networks for the promotion of the environmental education, before the great power of mobilization, the broad reach and the speed of propagation of information. It is noteworthy that such potentialities are associated with the quality of the trust bonds established between the network members, as well as the need to overcome the communication barriers contained in this virtual environment.
KEYWORDS: Environmental Communication. Environmental Education. Environmental networks.
LA COMUNICACIÓN EN LAS REDES DE EDUCACIÓN AMBIENTAL
RESUMEN
Reflexionar sobre el papel de las redes sociales como espacio dialógico para la promoción de la educación ambiental es el propósito general de este artículo. A la vista de lo que se pretende, se destaca como un objetivo específico para analizar las posibilidades presentadas por el espacio virtual como escenario para el desarrollo de la educación ambiental. Para ello, utiliza la literatura en una encuesta realizada en las principales bases de datos científicos para la consulta de fuentes secundarias y la legislación pertinente en materia de educación ambiental. Los datos recogidos para llevar a cabo la discusión sobre el tema abordado conceptos involucrados redes; redes ambientales; educación y comunicación ambiental. Los resultados apuntan a la potencial de las redes para la promoción de la educación ambiental, antes de que el gran poder de movilización, el amplio alcance y la velocidad de propagación de la información. Es de destacar que estas capacidades están asociadas con la calidad de los vínculos de confianza que se establecen entre los miembros de las redes, así como la necesidad de superar las barreras de comunicación presentes en este entorno virtual.
PALABRAS CLAVE: Comunicación Ambiental. Educación Ambiental. Redes ambientales.