Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”

Authors

  • Julia Amorim Monteiro
  • Paulo Antônio de Oliveira Temoteo
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716620202671

Abstract

  

Entendendo que a música “Saga da Amazônia” de Vital Farias enuncia dizeres que tornam possível suscitar discussões nos ambientes educacionais diversos, esse trabalho tem o objetivo de apontar e discutir os enunciados que a música suscita, visando mostrar como ela se torna pertinente para além de trabalhar a sensibilidade de estudantes do Ensino Médio, contribuir para a construção de um olhar crítico sobre as problemáticas que nos circundam, especificamente sobre educação ambiental. Para tal, utilizou-se a metodologia de Pesquisa Qualitativa e, mais especificamente, a análise discursiva baseada no referencial do Círculo de Bakhtin, mais especificamente, o cotejo de enunciados. A partir da análise da música foi possível perceber que ela suscita dizeres relacionados a três esferas do conhecimento da nossa sociedade. Eles são: questão cultural, questão ambiental e questão político-social.  Além disso, foi possível perceber que essa música pode contribuir para a educação da sensibilidade dos nossos jovens em diferentes âmbitos de conhecimento da sociedade: culturais, ambientais e político-sociais.

  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Julia Amorim Monteiro

    

Paulo Antônio de Oliveira Temoteo

  

Antonio Fernandes Nascimento Junior

 

Published

08-12-2020

How to Cite

Monteiro, J. A., Temoteo, P. A. de O., & Nascimento Junior, A. F. (2020). Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(6). https://doi.org/10.17271/1980082716620202671

Issue

Section

Complete Article

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4