CRESCIMENTO DA DEMANDA E OFERTA DE COMBUSTÍVEIS AUTOMOTIVOS (GASOLINA E ETANOL) NO BRASIL E SEU IMPACTO NA EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ENTRE 1995 E 2014.

Autores

  • Sérgio Rangel Fernandes Figueira

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711220151088

Palavras-chave:

Etanol, Gasolina, Gases do efeito estufa

Resumo

Resumo

O Brasil vivenciou crescimento de aproximadamente 131% no PIB real (descontando a inflação) entre 1995 e 2014. A elevação do PIB real desencadeou elevação da venda de carros e de combustíveis automotivos. O uso de combustíveis fósseis, como a gasolina, é um dos grandes responsáveis pela expansão de gases geradores do efeito estufa. O objetivo geral da pesquisa foi o de realizar pesquisa documental e bibliográfica para descrever a evolução da produção e demanda por etanol hidratado e anidro e gasolina e refletir sobre o impacto do crescimento da demanda por combustíveis automotivos na emissão de gases do efeito estufa. Ocorreu crescimento de aproximadamente 115% do consumo de combustíveis líquidos automotivos (etanol anidro, hidratado e gasolina A) no período, passando de aproximadamente 32 bilhões de metros cúbicos para aproximadamente 68 bilhões. Tanto o etanol como a gasolina foram primordialmente produzidos no Brasil. A gasolina A, combustível automotivo com maior impacto na emissão de gases do efeito estufa , e o etanol anidro foram os tipos de combustíveis com maior expansão no período, com expansão de 154%. O etanol hidratado apresentou elevação de aproximadamente 30%. O crescimento da utilização de combustíveis fósseis para a geração de energia, considerando neste item o uso para combustíveis automotivos, gerou elevação de 108% na emissão de gases do efeito estufa entre 1990 e 2010. Estima-se uma participação de aproximadamente 36% do setor de transporte rodoviário na emissão de gases do efeito estufa relacionados a energia.

Palavras-chave: Etanol. Gasolina. Gases do efeito estufa

 

GROWING DEMAND AND SUPPLY OF AUTOMOTIVE FUEL (GASOLINE AND ETHANOL) IN BRAZIL AND ITS IMPACT ON THE GREENHOUSE GAS EMISSION BETWEEN 1995 AND 2014 .

 

 Abstract

The Brazil experienced growth of approximately 131% in real GDP (discounting inflation) between 1995 and 2014. The elevation  in real GDP increased car sales and automotive fuels. The use of fossil fuels such as gasoline, is one of the major expansion generators of greenhouse gases. The main goal  of the paper was to carry out documentary and bibliographic search to describe the trends in production and demand for ethanol hydrated,  anhydrous  and gasoline and reflect on the impact of the growth in demand for automotive fuels in the emission of greenhouse gases. It occurred growth of approximately 115% of the consumption of automotive liquid fuels ( ethanol  hidrated, anhydrous, and gasoline) in the period, from approximately 32 billion cubic meters to about 68 billion. The automotive fuels were mainly produced in Brazil. The Gasoline A, with the greatest impact of the emission of greenhouse gases made, and the anhydrous ethanol were the types of fuels with greater expansion in the period, an increase of 154%. The hydrated ethanol increased by approximately 30%. The increasing use of fossil fuels for po8wer generation, considering this item the use  for automotive fuels, generated increase of 108% in the emission of greenhouse gases between 1990 and 2010. It was estimated the share of approximately 36% of the road transport sector in the emission of greenhouse gases related to energy  .

 KEY-WORDS: Ethanol. Gasoline. Greenhouse gases.

 

 CRECIENTE DEMANDA Y OFERTA DE COMBUSTIBLE AUTOMOTRIZ ( gasolina y etanol ) EN BRASIL Y SU IMPACTO EN LA EMISIÓN DE GASES DE INVERNADERO DE 1995 y 2014 .

 

 RESUMEN

El Brasil experimentó un crecimiento de aproximadamente el 131% del PIB real (descontando la inflación) entre 1995 y 2014. El aumento del PIB real provocó aumento en las ventas de automóviles y combustibles de automoción. El uso de combustibles fósiles como la gasolina, es en gran parte responsable de los generadores de expansión de gases de efecto invernadero. El objetivo general de la investigación fue realizar el documental y la literatura para describir las tendencias en la producción y la demanda de etanol y gasolina hidratado y anhidro y reflexionar sobre el impacto del crecimiento de la demanda de combustibles de automoción en la emisión de gases de efecto invernadero. Se produjo un crecimiento de aproximadamente el 115% del consumo de combustibles líquidos automotrices (etanol anhidro y hidradatado gasolina A) en el período de aproximadamente 32 mil millones de metros cúbicos a unos 68 millones de dólares. Ambos fueron producidos principalmente en Brasil. Gasolina A, combustible para la automoción con el mayor impacto en la emisión de gases de efecto invernadero, y el etanol anhidro fueron los tipos de combustibles con mayor expansión en el período, un incremento del 154%. El hidratado aumentó en aproximadamente un 30%. El creciente uso de combustibles fósiles para la generación de energía, teniendo en cuenta este elemento utilizando los combustibles de automoción, genera alta de 108% en la emisión de gases de efecto invernadero entre 1990 y 2010. La participación estimada en aproximadamente el 36% del sector transporte por carretera en la emisión de gases de efecto invernadero relacionadas con la energía.

 PALABRAS-CLAVE:  Etanol. Gasolina. Gases de invernadero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-10-2015

Como Citar

Figueira, S. R. F. (2015). CRESCIMENTO DA DEMANDA E OFERTA DE COMBUSTÍVEIS AUTOMOTIVOS (GASOLINA E ETANOL) NO BRASIL E SEU IMPACTO NA EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ENTRE 1995 E 2014. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(2). https://doi.org/10.17271/1980082711220151088