REFLEXÕES ACERCA DO USO DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS APLICÁVEIS AOS CALDEIRÕES EM LAJEDO-PE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Jeovanes Lisboa da Silva Filho
  • Leticia Florentino dias de Oliveira
  • Maria Betânia Moreira Amador

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082712120161362

Resumo

A intensão de trazer à tona o método ambiental participativo no presente trabalho, partiu da necessidade de refletir sobre esse tipo de metodologia e ver a possibilidade de sua aplicação, no futuro, na área dos Caldeirões em Lajedo/PE. Outro dado importante, é a sua funcionalidade enquanto instrumento para a educação e a gestão ambiental. Logo, o caminho metodológico adotado é a busca ampla desse tipo de metodologia na literatura disponível em livros, revistas, periódicos científicos, anais de eventos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Assim, as leituras e sistematização dos dados, poderão apontar potenciais canais de aplicação desse método, sobretudo no que diz respeito as práticas ambientais e elaboração de diagnósticos de cunho ambiental, os quais serão resultados, também, das percepções das pessoas que residem no entorno da área que já foi alvo de pesquisas anteriores, ou seja, “Os Caldeirões”. Com relação aos resultados, verificou-se até o momento que essas metodologias desenvolvidas, por exemplo, no estado de São Paulo, foram mais aplicadas em bacias hidrográficas para fins de planejamento de recursos hídricos, mas que, poderão ser aplicadas na área dos Caldeirões, mesmo se tratando de um fragmento geomorfológico. Pois, o mesmo interage com outros elementos em seu entorno, inclusive os recursos hídricos de suas cavidades, além do Riacho Doce que perpassa em suas imediações. Por fim, vale destacar o amadurecimento dessas ideias, mesmo que unicamente de ordem bibliográfica, no momento, procurando-se verificar e entender outras experiências na intenção de aplicá-las no futuro.

 

PALAVRAS-CHAVE: Método Participativo. Abordagem Sistêmica. Educação Ambiental.

 

ABSTRACT

The intension of bringing out the participatory environmental method in this work stemmed from the need to reflect on this type of methodology and view the possibility of its application in the future in the area of Potholes in Lajedo-PE. Another important, is its functionality as a tool for education and environmental management. Thus, the adopted methodological approach is the broad search of this type of methodology in the literature available in books, magazines, journals, conference proceedings, dissertations and doctoral theses. Thus, readings and systematization of data, may indicate potential application channels of this method, especially regarding environmental practices and development of environment-related diagnoses, which will be results, also, the perceptions of the people residing in the vicinity of area that has been the subject of previous studies, namely "potholes." Regarding the results, it has been found to date that these methodologies developed, for example in the state of São Paulo, were more applied in watersheds for planning purposes of water resources, but may be applied in the area of cauldrons, even when they are dealing with a geomorphological fragment. For it interacts with other elements in your environment, including water resources in their cavities, besides the Sweet Creek that runs through in their vicinity. Finally, it is worth highlighting the maturity of these ideas, even if only bibliographic order at the time, seeking to verify and understand other experiences in an attempt to apply them in the future.

 

 KEYWORDS: Participatory Method. Systemic Approach. Environmental Education.

 

RESUMEN

La intención de traer a la luz el método ambiental participativo en el presente trabajo partió de la necesidad de reflejar acerca de ese tipo de metodología y ver la posibilidad de su aplicación, en el futuro, en el área de los Caldeirões en Lajedo/PE. Otro dato importante, es su funcionalidad mientras instrumento para la educación e la gestión ambiental. Luego, el camino metodológico adoptado es la busqueda amplia de ese tipo de metodología en la literatura disponible en libros, revistas, periódicos científicos, anales de eventos, disertaciones de maestria y tesis de doctorado. Así, las lecturas y sistematización de los datos, podrán apuntar potenciales canales de aplicación de ese método, sobre todo en lo que se refiere a las prácticas ambientales y elaboración de diagnósticos de carácter ambiental, los quales serán resultados, también, de las percepciones de las personas que viven en el entorno del área que ya fue objeto de pesquisas anteriores, o sea, “Os Caldeirões”. Con relación a los resultados, se ha verificado hasta el momento que esas metodologias desarrolladas, por ejemplo, en el estado de São Paulo, fueron más aplicadas en cuencas hidrográficas con fines de planeamiento de recursos hídricos, pero que, podrán ser aplicadas en el área de los Caldeirões, mismo tratandose de un fragmento geomorfológico. Pues, lo mismo está en contacto con otros elementos en su entorno, incluso los recursos hídricos de sus cavidades, además del Riacho Doce que pasa por sus imediaciones. Por fin, vale destacar la maduración de esas ideas, mismo que solamente de orden bibliográfica, en el momento, buscandose verificar y comprender otras experiencias con intención de aplicarlas en el futuro.

 

PALABRAS-CLAVE: Método Participativo. Enfoque Sistemico. Educación Ambiental.

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Publicado

2016-12-25

Como Citar

Silva Filho, J. L. da, Oliveira, L. F. dias de, & Amador, M. B. M. (2016). REFLEXÕES ACERCA DO USO DAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS APLICÁVEIS AOS CALDEIRÕES EM LAJEDO-PE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 12(1). https://doi.org/10.17271/1980082712120161362

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