Um diálogo entre a Educação Ambiental Crítica e a formação continuada de professores em exercício: Um projeto do PIBID de biologia
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082713720171730Resumo
O diálogo entre educação de qualidade e a formação de professores é fundamental para que alcancemos uma educação transformadora. Assim, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) surge como uma proposta para formação de professores e um mecanismo de diálogo entre universidade e escola. Desse modo, esse trabalho propõe avaliar um projeto de Educação Ambiental Crítica realizado junto à formação contínua de professores em exercício vinculados ao programa e desenvolvido no ano de 2013 nas escolas públicas do município de Lavras, MG. Após análise, foi possível diagnosticar as diferentes concepções dos professores em relação à Educação Ambiental bem como as dificuldades da inserção da mesma nas escolas. Também foi possível perceber as contribuições do projeto e do PIBID para a formação continuada dos professores permitindo que esses docentes compreendam a importância da formação permanente, das potencialidades de estratégias pedagógicas diferenciadas, e de como a contextualização e interdisciplinaridade podem contribuir no processo de ensino aprendizagem. Além disso, permitiu uma reflexão sobre os trabalhos do PIBID de Biologia nas escolas, compreendendo como o mesmo tem articulado suas ações através dos projetos a fim de aprimorá-las cada vez mais. PALAVRAS-CHAVE: PIBID. Educação Ambiental. Formação Continuada de Professores.Downloads
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Publicado
19-12-2017
Edição
Seção
Artigo Completo
Como Citar
Um diálogo entre a Educação Ambiental Crítica e a formação continuada de professores em exercício: Um projeto do PIBID de biologia. (2017). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 13(7). https://doi.org/10.17271/1980082713720171730