O ensino dos conceitos de Bioma e Biodiversidade a partir do uso de RPG como recurso didático

Autores

  • Eberton Borodinas Quirino
  • Scarlet Silva Couto
  • Laise Vieira Gonçalves
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082714320181938

Resumo

A preocupação com a formação inicial de professores vem sendo crescente nos últimos tempos, e com ela a procura por métodos alternativos para serem usados como elementos problematizadores em sala de aula, elemento esses que possam servir de auxilio a apropriação dos conteúdos ensinados e, consequentemente, à formação de educandos com um viés crítico reflexivo, para, além disso, ajudar os estudantes a construírem seus conhecimentos e compreenderem, em sua totalidade o mundo que os cercam. Nessa perspectiva, o trabalho tem o objetivo fazer uma análise de como metodologias alternativas auxiliam na construção de conhecimentos, a partir de uma experiência realizada na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras-MG. A prática consistiu na construção do conceito de Bioma e Biodiversidade a partir da utilização do Role-playing game (RPG) como estratégia pedagógica. Ao final da prática foi proposto que os alunos fizessem uma avaliação escrita. Estes relatos foram utilizados para a análise do presente trabalho, por meio do método de pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos mostram a eficiência da metodologia pedagógica no auxílio à construção e apropriação do conceito ensinado e, para, além disso, mostram também a importância da disciplina na formação inicial de professores. PALAVRAS-CHAVE: RPG. Bioma e Biodiversidade. Ensino de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2018

Como Citar

Quirino, E. B., Couto, S. S., Gonçalves, L. V., & Nascimento Junior, A. F. (2018). O ensino dos conceitos de Bioma e Biodiversidade a partir do uso de RPG como recurso didático. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 14(3). https://doi.org/10.17271/1980082714320181938

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4