Tecendo caminhos entre a literatura e a biologia: O poema épico “O Uraguai” como prática educativa para o ensino de Bioma na formação de professores.

Authors

  • Pollyana Cristina Alves Cardoso
  • Karen Luz Burgoa Rosso
  • Antônio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082715320192192

Abstract

A formação inicial de professores é um processo de muita reflexão e diálogo, pois, além de terem que se ater às questões burocráticas com relação ao currículo, é preciso que estes façam uma relação entre os conhecimentos curriculares e as questões que envolvem a realidade dos alunos de maneira transversal. Nessa perspectiva, tendo em vista que vivemos em uma sociedade marcada por uma grande multiculturalidade, os professores precisam realizar um resgate histórico-cultural. Além disso, é possível problematizar estas questões tomando o meio ambiente como ponto de partida, caracterizando-o e percebendo suas relações. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é relatar e analisar uma prática educativa para o ensino de bioma utilizando o poema “O Uraguai” e suas contribuições para a formação inicial de professores. Como metodologia de análise dos dados foi utilizada a análise de categoria. A partir da categorização dos dados foi possível elencar duas categorias, sendo a primeira “Curiosidade e Imaginação instigadas por meio dos recursos utilizados”, e a segunda “Aula dinâmica”. Os resultados mostraram que a utilização dos recursos metodológicos, poema, desenhos e fotografias, foram essenciais para instigar a curiosidade e imaginação dos mesmos para o desenvolvimento do conteúdo. Além disso, foi possível perceber que essas ferramentas utilizadas proporcionaram uma aprendizagem mais lúdica, desta forma os alunos consideraram que a aula teve um caráter dinâmico, pois não ficou centrada na fala do professor e instigou a todo o momento que os estudantes contribuíssem com seus conhecimentos prévios e suas reflexões sobre o que estava sendo construído. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Bioma. Formação Inicial de Professores. Perspectiva Indígena.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

01-12-2019

How to Cite

Cardoso, P. C. A., Rosso, K. L. B., & Nascimento Junior, A. F. (2019). Tecendo caminhos entre a literatura e a biologia: O poema épico “O Uraguai” como prática educativa para o ensino de Bioma na formação de professores. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 15(3). https://doi.org/10.17271/1980082715320192192

Issue

Section

Complete Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 > >>