Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”

Autores

  • Julia Amorim Monteiro
  • Paulo Antônio de Oliveira Temoteo
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716620202671

Resumo

  

Entendendo que a música “Saga da Amazônia” de Vital Farias enuncia dizeres que tornam possível suscitar discussões nos ambientes educacionais diversos, esse trabalho tem o objetivo de apontar e discutir os enunciados que a música suscita, visando mostrar como ela se torna pertinente para além de trabalhar a sensibilidade de estudantes do Ensino Médio, contribuir para a construção de um olhar crítico sobre as problemáticas que nos circundam, especificamente sobre educação ambiental. Para tal, utilizou-se a metodologia de Pesquisa Qualitativa e, mais especificamente, a análise discursiva baseada no referencial do Círculo de Bakhtin, mais especificamente, o cotejo de enunciados. A partir da análise da música foi possível perceber que ela suscita dizeres relacionados a três esferas do conhecimento da nossa sociedade. Eles são: questão cultural, questão ambiental e questão político-social.  Além disso, foi possível perceber que essa música pode contribuir para a educação da sensibilidade dos nossos jovens em diferentes âmbitos de conhecimento da sociedade: culturais, ambientais e político-sociais.

  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julia Amorim Monteiro
        
  • Paulo Antônio de Oliveira Temoteo
      
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior
     

Downloads

Publicado

08-12-2020

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

Quando a Arte conta a História: Um olhar crítico sobre a destruição da Floresta Tropical a partir da música de Vital Farias “Saga da Amazônia”. (2020). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(6). https://doi.org/10.17271/1980082716620202671

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>