Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável em Teresina, Piauí
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719620234747Palavras-chave:
Densidade populacional, Planejamento Urbano, Uso do SoloResumo
Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) trata-se de metodologia de planejamento e desenho urbano que tem como objetivo a estruturação de bairros compactos com altas densidades demográficas, diversidade de usos do solo, oferta de espaços e serviços públicos de qualidade, de maneira a propiciar o convívio social e diminuir a dependência do automóvel particular. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o potencial de desenvolvimento sustentável, conforme os princípios DOTS, no corredor de transporte “Avenida João XXIII”, em Teresina, Piauí, Brasil. além de verificar em que medida a política urbana de Teresina está alinhada com os princípios e objetivos do DOTS. Para tanto, os procedimentos metodológicos incluem pesquisa exploratória do tipo bibliográfica e documental, além de pesquisa quali-quantitativa, composta pelos métodos observacional e estatístico. O recorte temporal a ser trabalhado é a contemporaneidade, com o uso de bases de dados do Censo/IBGE (2010), informações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) e da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN). Os resultados demonstram que o corredor Av. João XXIII tem alto potencial de desenvolvimento orientado ao transporte sustentável. A avaliação do potencial DOTS pode orientar ações e investimentos imobiliários tanto do poder público quanto da iniciativa privada, de maneira a transformar o espaço urbano com a melhoria da infraestrutura de transportes, saneamento ambiental e a oferta de serviços públicos mais eficientes, além de minimizar os vazios urbanos, trazer vida e movimento para as ruas, o que pode contribuir para diminuição dos índices de violência urbana e melhoria da qualidade de vida.
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