A potencialidade das trilhas virtuais como atividade pedagógica promotora de reflexões estético-ambientais

Autores

  • Danielle Müller de Andrade Professora Doutora, IFSul, Brasil
  • Fabiana Celente Montiel Professora Doutora, IFSul, Brasil.
  • Patrícia da Rosa Louzada da Silva Professora Doutora, IFSul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720120244784

Palavras-chave:

Educação Estético-Ambiental, Trilhas, Formação integral

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a potencialidade da utilização das trilhas virtuais como atividade pedagógica inovadora, sensibilizadora e provocadora de reflexões estético-ambientais no âmbito da Educação Básica e Superior. Participaram do estudo 107 estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, município de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul (RS) – Brasil, e da Universidade Federal do Rio Grande, município de Rio Grande / RS - Brasil, que, após a atividade pedagógica de percorrer três trilhas virtuais, responderam um formulário online sobre a utilização das trilhas virtuais como atividade pedagógica para discussão de questões socioambientais. O corpus foi analisado por meio da Análise Temática que fez emergir duas categorias de análise, são elas: a) Trilhas virtuais como estratégia para o estímulo de reflexões estético-ambientais; b) Conexão com a natureza. Os resultados apontaram para uma atividade pedagógica inovadora que possibilita o contato com o meio natural, promove reflexões estético-ambientais e desenvolve a sensibilidade, criatividade e criticidade humanas por meio de uma formação integral.

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Publicado

20-01-2024

Como Citar

ANDRADE, Danielle Müller de; MONTIEL, Fabiana Celente; SILVA, Patrícia da Rosa Louzada da. A potencialidade das trilhas virtuais como atividade pedagógica promotora de reflexões estético-ambientais. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.17271/1980082720120244784. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4784. Acesso em: 22 fev. 2025.