A potencialidade das trilhas virtuais como atividade pedagógica promotora de reflexões estético-ambientais
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720120244784Palavras-chave:
Educação Estético-Ambiental, Trilhas, Formação integralResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a potencialidade da utilização das trilhas virtuais como atividade pedagógica inovadora, sensibilizadora e provocadora de reflexões estético-ambientais no âmbito da Educação Básica e Superior. Participaram do estudo 107 estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, município de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul (RS) – Brasil, e da Universidade Federal do Rio Grande, município de Rio Grande / RS - Brasil, que, após a atividade pedagógica de percorrer três trilhas virtuais, responderam um formulário online sobre a utilização das trilhas virtuais como atividade pedagógica para discussão de questões socioambientais. O corpus foi analisado por meio da Análise Temática que fez emergir duas categorias de análise, são elas: a) Trilhas virtuais como estratégia para o estímulo de reflexões estético-ambientais; b) Conexão com a natureza. Os resultados apontaram para uma atividade pedagógica inovadora que possibilita o contato com o meio natural, promove reflexões estético-ambientais e desenvolve a sensibilidade, criatividade e criticidade humanas por meio de uma formação integral.
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